Ícone do site Nutritotal PRO

Espessura do músculo adutor do polegar pode predizer mortalidade de pacientes com câncer

Aespessura do músculo adutor do polegar (EMAP) parece ser uma importante medidaobjetiva, rápida, de baixo custo e não invasiva para avaliar o compartimentomuscular. Essa medida pode ser útil na detecção precoce da desnutrição, queatinge entre 40 e 80% dos pacientes com câncer.

Poziomycke colaboradores compararam a avaliação da EMAP com outros métodos de avaliaçãonutricional e correlacionaram esses métodos com a mortalidade pós-operatória em44 pacientes, homens e mulheres, de 34 a 83 anos que foram submetidos agastrectomia parcial ou total por câncer gástrico. Estes pacientes foramavaliados no pré-operatório através da Avaliação Subjetiva Global ProduzidaPelo Paciente (ASG-PPP), antropometria, incluindo peso atual, porcentagem deperda de peso (% WL); índice de massa corporal (IMC), circunferência do braço (CB),circunferência muscular do braço (CMB), prega cutânea tricipital (PCT), espessurado músculo adutor do polegar (EMAP) e medidas laboratoriais da albumina econtagem total de linfócitos (CTL).

Amedida de EMAP foi o melhor preditor de mortalidade (p<0,001) e secorrelacionou significativamente com ASG-PPP (p=0,007) e com albumina sérica(p=0,039), indicando que quanto maior a EMAP, maiores são as concentrações séricasde albumina. A média de EMAP em pacientes que morreram foi significativamentemenor que a medida dos que não morreram (p<0,05).

Os autores concluíram que a medidade EMAP permitiu claramente determinar a desnutrição e prever o risco de mortalidadeem pacientes com câncer gástrico.

 

Sair da versão mobile