Ícone do site Nutritotal PRO

Gasto energético em pacientes com câncer e nova equação preditiva

Estudo retrospectivo,observacional e descritivo foi realizado com 140 pacientes adultos comdiagnóstico de câncer de cabeça e pescoço e teve como objetivo comparar o gastoenergético medido pela calorimetria indireta com resultados obtidos poraplicação de fórmulas preditivas.

Foram colhidos dados demográficosdos pacientes, informação clínica e características da terapia nutricional, realizadotriagem nutricional através da NRS-2002 e avaliação nutricional através do IMCe ASG-PPP. A composição corporal também foi avaliada, e o gasto energético emrepouso (GER) foi calculado por calorimetria indireta (CI). Os pacientes foramconsiderados normometabólicos se o GER estivesse entre 90 a 110% do gastoenergético basal (GEB) obtido através da fórmula de Harris-Benedict (HB), hipometabólicose GER estivesse menor que 90% e hipermetabólico se GER estivesse maior que110%.

A maioria dos pacientes erahomem, idoso, em estagio avançado da doença, desnutrido de acordo com o IMC(77,9%) e NRS-2002 (88,6%) e severamente desnutrido de acordo com a ASG-PPP(49,3%). 82,9% apresentavam massa muscular abaixo do ideal associado àsarcopenia (92,1%) e ao edema (76,4%). Quase metade da população estudada apresentouângulo de fase abaixo do percentil 5, o que caracteriza um prognósticofuncional e nutricional comprometido.

Foi identificado hipermetabolismoem 57% dos pacientes. O gasto energético mensurado através da CI foi comparadocom o calculado por HB (primeira comparação) e com HB adicionado de fatoratividade e fator termogênico (segunda comparação). Para a primeira comparação, o intervalo dereferência para a diferença foi de -547 a 241, e a diferença média foi de –153(p = 0,001). Para a segunda comparação, o intervalo de referência para adiferença forao de –764 a 337, com diferença média de –214 (p = 0,001).

Concluiu-se que as equações preditivas se mostraram imprecisasquando comparadas à calorimetria indireta. Assim, os autores propuseram uma nova fórmula paraestimar o GER desta população:

Souza-Singer = 1042,34 + (124,28 x Sexo) – (10,08 x Peso) + (19,32 x MassaLivre de Gordura)

Onde: Sexo: 1 para masculino e 0 para feminino 0; Peso em kg: Valor medidona balança corporal; Massa livre de gordura em kg: Valor da massa magra obtidopor bioimpedância.

 

Sair da versão mobile