Gasto energético em pacientes com câncer e nova equação preditiva

Postado em 29 de maio de 2018 | Autor: Marcella Gava

Estudo retrospectivo,observacional e descritivo foi realizado com 140 pacientes adultos comdiagnóstico de câncer de cabeça e pescoço e teve como objetivo comparar o gastoenergético medido pela calorimetria indireta com resultados obtidos poraplicação de fórmulas preditivas.

Foram colhidos dados demográficosdos pacientes, informação clínica e características da terapia nutricional, realizadotriagem nutricional através da NRS-2002 e avaliação nutricional através do IMCe ASG-PPP. A composição corporal também foi avaliada, e o gasto energético emrepouso (GER) foi calculado por calorimetria indireta (CI). Os pacientes foramconsiderados normometabólicos se o GER estivesse entre 90 a 110% do gastoenergético basal (GEB) obtido através da fórmula de Harris-Benedict (HB), hipometabólicose GER estivesse menor que 90% e hipermetabólico se GER estivesse maior que110%.

A maioria dos pacientes erahomem, idoso, em estagio avançado da doença, desnutrido de acordo com o IMC(77,9%) e NRS-2002 (88,6%) e severamente desnutrido de acordo com a ASG-PPP(49,3%). 82,9% apresentavam massa muscular abaixo do ideal associado àsarcopenia (92,1%) e ao edema (76,4%). Quase metade da população estudada apresentouângulo de fase abaixo do percentil 5, o que caracteriza um prognósticofuncional e nutricional comprometido.

Foi identificado hipermetabolismoem 57% dos pacientes. O gasto energético mensurado através da CI foi comparadocom o calculado por HB (primeira comparação) e com HB adicionado de fatoratividade e fator termogênico (segunda comparação). Para a primeira comparação, o intervalo dereferência para a diferença foi de -547 a 241, e a diferença média foi de –153(p = 0,001). Para a segunda comparação, o intervalo de referência para adiferença forao de –764 a 337, com diferença média de –214 (p = 0,001).

Concluiu-se que as equações preditivas se mostraram imprecisasquando comparadas à calorimetria indireta. Assim, os autores propuseram uma nova fórmula paraestimar o GER desta população:

Souza-Singer = 1042,34 + (124,28 x Sexo) – (10,08 x Peso) + (19,32 x MassaLivre de Gordura)

Onde: Sexo: 1 para masculino e 0 para feminino 0; Peso em kg: Valor medidona balança corporal; Massa livre de gordura em kg: Valor da massa magra obtidopor bioimpedância.

 

Referência

Souza MTP, Singer P, Ozorio GA, Rosa VM, Alves MMF, Mendoza López RV, Waitzberg DL. Resting energy expenditure and body composition
in patients with head and neck cancer: An observational study leading to a new
predictive equation.

Nutrition. 2018 Jul
– Aug;51-52:60-65.

 

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter