Ícone do site Nutritotal PRO

Gordura saturada está associada à agressividade do câncer de próstata

 

Homem sentado na maca enquanto médico o examina.Estudo sugere que a ingestão de altas quantidades de gordura saturada está relacionada ao câncer de próstata mais agressivo em homens norte-americanos

Resultados de um estudo publicado na revista Prostate Cancer and Prostatic Diseases, do grupo Nature, sugerem que a alta ingestão de gordura saturada foi associada com câncer de próstata mais agressivo em estudo de homens norte-americanos. Houve também uma sugestão de uma associação mais forte entre os homens que não tomavam estatinas, medicamento para tratamento de hipercolesterolemia e prevenção da aterosclerose.

Este estudo incluiu 321 homens com câncer de próstata “altamente agressivo”, que foram definidos como tendo uma pontuação de Gleason de 8 ou superior, um nível de antígeno prostático específico maior do que 20 ng/mL, ou uma pontuação de Gleason de 7 ou superior com doença nos estágios T3-T4.

De acordo com os resultados, a ingestão elevada de gordura saturada foi associada ao câncer de próstata agressivo (OR, 1,51; 95% intervalo de confiança [IC], 1,10-2,06; P tendência = 0,009).

Não houve associação estatisticamente significativa entre câncer de próstata agressivo e ingestão de ácidos graxos mono e poli-insaturados ou ainda com a ingestão de gorduras trans.

No entanto, a ingestão elevada de colesterol total foi associada com câncer de próstata agressivo em norte-americanos brancos (OR, 1,62; IC de 95%, 1,02-2,58; P tendência = 0,056). Esta associação significativa não foi observada em norte-americanos negros.

“Nossas descobertas sugerem que a limitação da ingestão de gordura saturada, claramente importante para a prevenção de doenças cardiovasculares, também pode ter um papel na prevenção do câncer de próstata agressivo”, concluem os autores.

Sair da versão mobile