Gordura saturada está associada à agressividade do câncer de próstata

Postado em 28 de outubro de 2016 | Autor: Alweyd Tesser

 

Homem sentado na maca enquanto médico o examina. Estudo sugere que a ingestão de altas quantidades de gordura saturada está relacionada ao câncer de próstata mais agressivo em homens norte-americanos

Resultados de um estudo publicado na revista Prostate Cancer and Prostatic Diseases, do grupo Nature, sugerem que a alta ingestão de gordura saturada foi associada com câncer de próstata mais agressivo em estudo de homens norte-americanos. Houve também uma sugestão de uma associação mais forte entre os homens que não tomavam estatinas, medicamento para tratamento de hipercolesterolemia e prevenção da aterosclerose.

Este estudo incluiu 321 homens com câncer de próstata “altamente agressivo”, que foram definidos como tendo uma pontuação de Gleason de 8 ou superior, um nível de antígeno prostático específico maior do que 20 ng/mL, ou uma pontuação de Gleason de 7 ou superior com doença nos estágios T3-T4.

De acordo com os resultados, a ingestão elevada de gordura saturada foi associada ao câncer de próstata agressivo (OR, 1,51; 95% intervalo de confiança [IC], 1,10-2,06; P tendência = 0,009).

Não houve associação estatisticamente significativa entre câncer de próstata agressivo e ingestão de ácidos graxos mono e poli-insaturados ou ainda com a ingestão de gorduras trans.

No entanto, a ingestão elevada de colesterol total foi associada com câncer de próstata agressivo em norte-americanos brancos (OR, 1,62; IC de 95%, 1,02-2,58; P tendência = 0,056). Esta associação significativa não foi observada em norte-americanos negros.

“Nossas descobertas sugerem que a limitação da ingestão de gordura saturada, claramente importante para a prevenção de doenças cardiovasculares, também pode ter um papel na prevenção do câncer de próstata agressivo”, concluem os autores.

Referência(s)

Allott EH, Arab L, Su LJ, Farnan L, Fontham ET, et al. Saturated fat intake and prostate cancer aggressiveness: results from the population-based North Carolina-Louisiana Prostate Cancer Project. Prostate Cancer Prostatic Dis. 2016. [Epub ahead of print]

Cadastre-se e receba nossa newsletter