Ícone do site Nutritotal PRO

Ingestão de suco de manga Ubá reduz adiposidade e inflamação

Resultados de um estudo conduzido por pesquisadores brasileiros publicado na Nutrition demonstraram que a ingestão de suco de manga Ubá tem potencial como um alimento funcional que é capaz de reduzir o risco de obesidade metabólica associada com a adiposidade e inflamação.
 
O presente estudo analisou a quantidade de compostos fenólicos totais e a atividade antioxidante de sucos de manga Ubá em diferentes condições de armazenamento. Os parâmetros bioquímicos foram avaliados em quatro grupos experimentais: ratos com ingestão de ração padrão controle normal (AIN-93M), ratos controle de obesidade com ingestão de dieta hiperlipídica (HFD), ratos obesos que ingeriram dieta hiperlipídica e suco de manga Ubá (MHFD) e ratos obesos que ingeriram dieta hiperlipídica e suco de manga Ubá enriquecido (HMHFD).
 
O suco do grupo MHFD foi preparado com a polpa de manga e água (1:2 w/w). O suco de manga enriquecido foi preparado utilizando o extrato de casca de manga adicionado à polpa de manga (1:2 w/w). O extrato de casca foi preparado fervendo uma mistura de casca de manga e água (1:5 w/w) a 100 °C durante 5 min. Ambos os sucos foram purificados em um filtro de malha de aço de 6 mm para padronizar o conteúdo de partículas insolúveis.
 
Em todos os grupos, foram avaliadas a expressão gênica de receptores ativados por proliferador de peroxissoma-γ (PPAR-γ), de lipoproteína lipase (LPL), da enzima ácidos graxo sintase (FAS), do fator de necrose tumoral-alfa (TNF-α), e interleucina-10 (IL-10), bem como foi determinada a histomorfologia do tecido adiposo epididimal.
 
Ambos os sucos apresentaram altas concentrações de compostos fenólicos e atividade antioxidante. Além disso, a adição de extrato de casca de manga aumentou a concentração destes compostos por, pelo menos, 32,4% (p 0,05).
 
O peso corporal, ganho de peso, índice de massa corporal (IMC), gordura visceral e índice de adiposidade do grupo de controle obesos alimentados com HFD foi maior do que o grupo que recebeu dieta AIN-93 (p <0,05). Além disso, a ingestão de suco de manga no grupo MHFD reduziu estas medidas (p 0,05).
 
As dietas contendo suco de manga e suco de manga enriquecido demonstraram efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, aumentando a lipoproteína de alta densidade (HDL), PPAR-γ e LPL, e diminuindo a glicemia, colesterol total, a enzima hepática alanina aminotransferase (ALT), FAS e TNF-α. Além disso, a histologia do tecido adiposo epididimal confirmou o efeito do suco de reduzir a hipertrofia dos adipócitos.
 
“A ingestão dos sucos de manga Ubá apresentou melhoria da expressão gênica e citocinas relacionadas com adiposidade e inflamação, e também diminuiu parâmetros bioquímicos, hipertrofia dos adipócitos e peso em ratos obesos, a níveis semelhantes ao controle normal. No entanto, a adição da casca não resultou em melhor efeito in vivo porque a dose de ingestão de antioxidantes tem um limite em termos de promoção dos benefícios”, concluem os autores.
 
“Assim, a manga Ubá tem potencial como um alimento funcional, uma vez que os polifenóis presentes na polpa mostraram efeitos moduladores importantes na inflamação e adipogênese, indicando potencial para prevenir e combater a obesidade”, afirmam.
Sair da versão mobile