Ícone do site Nutritotal PRO

Aleitamento Materno em Tempos de Covid-19

Mãe com máscara, amamentando seu filho

Mãe com máscara, amamentando seu filho

Cartilha desenvolvida pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) reúne orientações baseadas nas diretrizes do Ministério da Saúde abordando ações e estratégias para garantir a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno em tempos de pandemia, além dos dez passos para o sucesso da amamentação.

O primeiro capítulo do material discorre sobre a detecção do coronavírus no leite materno, sendo informado que até o momento presente não há evidencias cientificas que indiquem a transmissão do vírus Sars-CoV-2. Portanto, a amamentação não é contraindicada em nenhuma condição clínica da Covid-19 e o fornecimento do leite materno de uma mãe diagnosticada com a doença é considerado seguro para o seu filho.

Evidentemente os benefícios do leite materno são inúmeros, podendo diminuir as taxas de doenças crônicas não transmissíveis na vida adulta. O aleitamento materno possui função protetora e influencia o desenvolvimento do sistema imunológico do neonato. Pesquisas mostram que bebes alimentados por mamadeira, do nascimento até os 6 meses de idade, apresentam 5 vezes mais chances de contrair infecção urinária do que os amamentados.

Para ler a Iniciativa Hospital Amigo da Criança na íntegra e acessar os dez passos para o sucesso da amamentação, faça download do documento.

Sair da versão mobile