Ícone do site Nutritotal PRO

Cuidados com pacientes acamados: Guia Nutritotal

cuidados com pacientes acamados

Seja decorrência de alguma condição como acidente, doença ou até pela idade, pela diminuição da mobilidade, o fato é que pacientes acamados, no ambiente hospitalar ou em domicílio, necessitam de uma atenção especial, logo que a restrição ao leito não permite aos indivíduos realizar funções básicas do cotidiano.

Assim, alguns cuidados com a higiene e alimentação são essenciais para evitar complicações, como as famosas lesões por pressão e à desnutrição.

Com isso, o Nutritotal PRO, com o intuito de guiar os cuidadores e profissionais da saúde que atendem a esses pacientes, elaborou esse guia para promover o conforto desses indivíduos contribuindo com a recuperação e evitando complicações.

O paciente acamado

O cuidado de pacientes acamados requer atenção, paciência e compreensão, uma vez que esses indivíduos estão em maior vulnerabilidade e debilitados. Assim, a atenção na higiene, seja ela pessoal ou bucal, a alimentação e o transporte é essencial para a recuperação dos mesmos.

Ainda precisamos considerar o apoio moral a esses indivíduos, pois muitos se consideram um incomodo ao cuidador, com isso, trabalhar a autoestima é fundamental para evitar a depressão, comum a esses pacientes.

Cuidados ao paciente acamado

Como falamos anteriormente, alguns cuidados são essenciais para a prevenção de complicações nesses indivíduos. Abaixo podemos ver a principais dicas para manter a boa alimentação, higiene e conforto.

Alimentação e Nutrição

A boa nutrição é primordial nesses pacientes, sendo assim, garantir uma dieta rica nutricionalmente e balanceada auxilia na recuperação e previne a desnutrição, que impacta negativamente esses pacientes, com isso, algumas estratégias complementares como a inclusão de suplementos orais e, se não houver condições para alimentação oral, considerar a terapia nutricional é de suma importância.

A cada consulta deve-se realizar a avaliação nutricional desses pacientes para identificar déficits e promover o adequado aporte nutricional, assim o profissional habilitado pode realizar a triagem nutricional, avaliação antropométrica, além de avaliar a ingestão alimentar.

Saiba mais sobre a avaliação nutricional

Além disso, a adequada nutrição contribui com a velocidade de cicatrização dos tecidos, e alguns nutrientes específicos podem ser recomendados, como o ômega 3, presente em peixes, linhaça e óleo de canola. Nesses casos, alimentos ricos em gorduras saturadas e trans devem ser evitados.

Uma queixa comum é a falta de apetite, sendo aconselhável verificar o fator desencadeante junto ao médico ou nutricionista, profissionais que podem elaborar estratégias para melhorar esse quadro, como a modificações de elementos da refeição ou em caso de dores o uso de medicação.

Além desses fatores citados algumas estratégias devem ser consideradas para melhorar a aptidão a refeição como:

Higiene

Devido às condições em se encontram, os pacientes muitas vezes não conseguem fazer atividades básicas de vida diária, como tomar banho, escovar os dentes e até mesmo se limpar quando realizar suas necessidades. A higiene pessoal adequada é fundamental para evitar feridas e infecções que impactam na recuperação, além de contribuírem para a autoestima dos mesmos.

Então, separamos algumas dicas para contribuir com a boa higiene ao paciente acamado:

Conforto

A promoção de um ambiente confortável a esses pacientes é necessária para evitar dor e desconforto. A mudança de posição, uso de travesseiros de apoio, ter um ambiente calmo e aconchegante, são fatores que promovem a tranquilidade e o bem-estar do paciente.

A lesão por pressão

Popularmente chamadas de feridas ou escaras, a lesão por pressão (LPP) é uma condição comum em pacientes acamados e requer alguns cuidados especiais para sua prevenção.

As LPPs são feridas dolorosas que ocorrem pela pressão causada na pele desses pacientes, por ficarem em uma única posição sem movimentação. Assim, o massageamento da região, a mudanças de decúbito, a higiene adequada e a boa nutrição auxiliam na prevenção das feridas.

Saiba mais no podcast ‘’O papel da nutrição no tratamento da lesão por pressão’’

Assim, podemos concluir que a rede de apoio familiar com o auxílio do profissional é essencial para promover a qualidade de vida e recuperação desses pacientes.

 

Referência

Guia do cuidador de pacientes acamados – INCA

PERRONE, Francine et al. Estado nutricional e capacidade funcional na úlcera por pressão em pacientes hospitalizados. Revista de Nutrição, Campinas, v. 3, n. 24, p. 431-438, maio 2011.

LIMA, Maria Inês Vieira de Oliveira et al. Lesão por pressão em pacientes acamados com idade avançada e os cuidados de enfermagem: uma revisão integrativa da literatura. Research, Society And Development, [S.L.], v. 10, n. 5, p. 1-11, 30 abr. 2021. Research, Society and Development.

NOZAKI, Vanessa Taís et al. Atendimento Nutricional de pacientes hospitalizados. Rio de Janeiro: Rubio, 2013. 197 p.

LEANDRO-MERHI, Vânia Aparecida et al. Avaliação do estado nutricional precedente ao uso de nutrição enteral. Arquivos de Gastroenterologia, [S.L.], v. 46, n. 3, p. 219-224, set. 2009. FapUNIFESP (SciELO).

Sair da versão mobile