Doença Renal, seja ela aguda ou crônica, são comorbidades graves, com alta incidência na população, cuja taxa de mortalidade é relativamente alta dependendo da situação em que o enfermo se encontra. Assim, a adequada abordagem nutricional, considerando fatores individuais de cada paciente, é de suma importância para recuperação dos mesmos.
Sabendo-se disso a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) publicou recentemente a atualização da diretriz de 2011 sobre Terapia Nutricional no paciente com doença renal.
A diretriz foi baseada em outros documentos já publicados em âmbito nacional e internacional trazendo novas evidências científicas a cerca do manejo nutricional desse pacientes, conta com especialistas de diferentes áreas, envolvendo a Braspen, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).
O documento aborda a triagem nutricional, recomendações para Injuria Renal Aguda (IRA) e Doença Renal Crônica (DRC) e manejo em situações especiais. Podemos ver as recomendações a seguir:
Triagem Nutricional
A triagem nutricional é uma ferramenta importante para identificar possíveis déficits nutricionais em pacientes renais, sendo recomendado o uso do instrumento ASG (Subjective Global Assessment) tradicional para a avaliação de desnutrição.
Injuria Renal Aguda (IRA)
Para pacientes com IRA, tem-se recomendações específicas para ingestão de energia e proteína para indivíduos que estão em terapia de reposição renal (TRR) ou não, orientações sobre o uso de suplementação e sobre a formulação da terapia enteral e/ou parenteral.
Doença Renal Crônica (DRC)
Para manejo de DRC, a diretriz traz orientações a cerca da oferta de suplemento nutricional oral (SNO) e a escolha da sua formulação, recomendações nutricionais e indicações para terapia nutricional Parenteral e enteral de acordo com o grau da doença.
Situações Especiais
Em situações especiais, o documento traz orientações nutricionais para gestantes, crianças, idosos e para indivíduos que submeteram ao transplante renal.
Essas e outras recomendações da Braspen podem ser conferidas acessando a diretriz completa aqui.