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Influência de rótulos na alimentação das crianças

Mulher e filha fazendo compras no supermercado

M0DR2X Little Girl Grocery Shopping with Mom

Mulher e filha fazendo compras no supermercado

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) realizaram uma pesquisa sobre a “Influência dos rótulos de alimentos ultraprocessados na percepção, preferências e escolhas alimentares de crianças brasileiras”. Foram analisadas 69 crianças com faixa etária de 10 a 12 anos de diferentes níveis socioeconômicos, visando investigar qual eram os alimentos preferidos e as estratégias de marketing utilizadas para aumentar o consumo e qual era o comportamento de pais e cuidadores na hora de comprar os lanches para as crianças.

De acordo com o resultado do estudo, as crianças priorizam levar para a escola sucos artificiais (81%), refrigerantes (54%), iogurtes ultraprocessados (28%), salgadinhos (61%), frutas (57%), bolos industrializados (55%) e bolachas (41%).

Pais e cuidadores listaram biscoitos e bolachas (71%); bolos e bolinhos (58%); salgadinhos (42%); pães e bisnaguinhas (36%); sucos industrializados (90%); bebidas lácteas e achocolatados (57%); iogurtes ultraprocessados (28%) como principais opções de lanches para escola.

A pesquisa reforça a grande influência do marketing e grau de atratividade dos alimentos industrializados utilizando estratégias como cores vibrantes e chamativas, personagens em embalagens, informações sobre sabor e brindes colecionáveis e a necessidade de seguir com mais investigações e órgãos regulatórios para promover um ambiente alimentar mais saudável para nossas crianças.

 

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