Foram incluídos 12 artigos narevisão que avaliaram diferentes estratégias de intervenção:
Terapias Comportamentais baseadas na Aceitação (ABBT) – técnica queutiliza estratégias de atenção plena para identificar emoções ao invés deevita-las. Quatro estudos avaliaram essa estratégia. Resultados encontrados:maior perda de peso, manutenção da perda de peso, redução nos desejos de comida, pensamento dicotômico,preocupação com a imagem corporal, comer emocional e comer externo.
Meditação – Quatro estudos avaliaram essaintervenção. Dois trabalhos não encontraram diferenças significativascom a estratégia, e dois observaram que a meditação foi associada a maiorperda e manutenção do peso.
Redução de Stress Baseada no Mindfulness (MBSR) – Dois estudosavaliaram essa estratégia e não encontraram diferença na perda de peso entre osgrupos, embora padrões psicológicos relacionados a alimentação melhoraram.
Outro trabalho incluído narevisão avaliou a aplicação de estratégias variadas de Mindfull em adultos comsobrepeso e obesidade, mas não encontrou benefícios significativos do “comer consciente”. Por fim, uma análisecross-seccional aplicou questionário para avaliar a associação entre comerconsciente e sobrepeso e não encontrou relação significativa entre eles.
Os autores concluíram que há evidências que suportam a inclusão daatenção plena como componente deprogramas de controle de peso e que ela pode fornecer benefícios substanciaispara o tratamento de sobrepeso e obesidade. Embora muitos estudos tenhamapresentado melhorias de relevância intermediária, o “comer consciente” podeaumentar os esforços para perda de peso e causar um impacto no gerenciamento dopeso a longo prazo, sendo associado à mudanças sustentáveis.