>


Mindfull Eating para a perda de peso. Funciona?

Postado em 29 de maio de 2018 | Autor: Marcella Gava

Alterações comportamentais vêmsendo muito utilizadas no tratamento da obesidade. Mindfulness refere-se à prática da atenção plena,que inclui ser consciente sobre padrões habituais de pensamentos, emoções ecomportamentos e, com isso, permitir respostas adaptativas. Dunn ecolaboradores realizaram revisão de literatura para avaliar o impacto do Comerconsciente (mindfull eating) na perda, manutenção e reganho de peso.

Foram incluídos 12 artigos narevisão que avaliaram diferentes estratégias de intervenção:

Terapias Comportamentais baseadas na Aceitação (ABBT) – técnica queutiliza estratégias de atenção plena para identificar emoções ao invés deevita-las. Quatro estudos avaliaram essa estratégia. Resultados encontrados:maior perda de peso, manutenção da perda de peso, redução nos desejos de comida, pensamento dicotômico,preocupação com a imagem corporal, comer emocional e comer externo.

Meditação – Quatro estudos avaliaram essaintervenção. Dois trabalhos não encontraram diferenças significativascom a estratégia, e dois observaram que a meditação foi associada a maiorperda  e manutenção do peso.

Redução de Stress Baseada no Mindfulness (MBSR) – Dois estudosavaliaram essa estratégia e não encontraram diferença na perda de peso entre osgrupos, embora padrões psicológicos relacionados a alimentação melhoraram.

Outro trabalho incluído narevisão avaliou a aplicação de estratégias variadas de Mindfull em adultos comsobrepeso e obesidade, mas não encontrou benefícios significativos do “comer consciente”. Por fim, uma análisecross-seccional aplicou questionário para avaliar a associação entre comerconsciente e sobrepeso e não encontrou relação significativa entre eles.

Os autores concluíram que há evidências que suportam a inclusão daatenção plena como  componente deprogramas de controle de peso e que ela pode fornecer benefícios substanciaispara o tratamento de sobrepeso e obesidade. Embora muitos estudos tenhamapresentado melhorias de relevância intermediária, o “comer consciente” podeaumentar os esforços para perda de peso e causar um impacto no gerenciamento dopeso a longo prazo, sendo associado à mudanças sustentáveis.

 

Referência:

Dunn C, et al. Mindfulness Approaches
and Weight Loss, Weight Maintenance, and Weight Regain.
Curr Obes
Rep.
2018
Mar;7(1):37-49.

 

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter