A avaliação subjetiva global é dividida em três partes, a primeira é composta por cinco questões relacionadas aos dados já mencionados com o objetivo de identificar um possível histórico de perda de peso e doenças relacionadas à ingestão de nutrientes. A segunda parte é o exame físico que mensura, através de palpação e inspeção dos membros, a perda de gordura, de massa muscular e a presença de líquido no espaço extravascular. Por fim, a terceira parte é a classificação quanto à nutrição desse paciente.
Apesar de ser considerado padrão-ouro das avaliações subjetivas por conter certa abrangência nas perguntas, a avaliação subjetiva global é um método qualitativo, não sendo eficaz no acompanhamento de pacientes em curto prazo.
Aqui no Nutritotal PRO você pode entender melhor como se aplica a ASG e outras ferramentas de triagem nutricional, nós também disponibilizamos um e-book com as principais ferramentas utilizadas na triagem de crianças, adultos, idosos e pacientes de UTI. Acesse agora mesmo o Episódio 1 da série “E na prática, como faz? – Ferramentas de Triagem Nutricional.