fbpx


O que é a avaliação subjetiva global (ASG)?

Postado em 31 de maio de 2021 | Autor: Aline Palialol | Tempo de leitura: 1 min

Esse método é considerado padrão-ouro nas avaliações subjetivas

A avaliação subjetiva global (ASG) é um método utilizado tanto para pacientes cirúrgicos quanto para não-cirúrgicos. Ela analisa o estado nutricional de um paciente, a partir de dados como sintomas gastrointestinais, hábitos alimentares, perda de peso, exame físico e alterações funcionais. Ela classifica os pacientes em nutridos, com desnutrição suspeita ou moderada, ou gravemente desnutridos, sendo uma avaliação que, além de facilitar o diagnóstico da desnutrição, também possibilita o prognóstico, identificando pacientes que apresentam maior risco de complicações associadas ao estado nutricional.

A avaliação subjetiva global é dividida em três partes, a primeira é composta por cinco questões relacionadas aos dados já mencionados com o objetivo de identificar um possível histórico de perda de peso e doenças relacionadas à ingestão de nutrientes. A segunda parte é o exame físico que mensura, através de palpação e inspeção dos membros, a perda de gordura, de massa muscular e a presença de líquido no espaço extravascular. Por fim, a terceira parte é a classificação quanto à nutrição desse paciente.

Apesar de ser considerado padrão-ouro das avaliações subjetivas por conter certa abrangência nas perguntas, a avaliação subjetiva global é um método qualitativo, não sendo eficaz no acompanhamento de pacientes em curto prazo.

Aqui no Nutritotal PRO você pode entender melhor como se aplica a ASG e outras ferramentas de triagem nutricional, nós também disponibilizamos um e-book com as principais ferramentas utilizadas na triagem de crianças, adultos, idosos e pacientes de UTI. Acesse agora mesmo o Episódio 1 da série “E na prática, como faz? – Ferramentas de Triagem Nutricional.

 

Referências

GONZALEZ, M. Cristina et al. Validação da versão em português da avaliação subjetiva global produzida pelo paciente. Rev Bras Nutr Clin, v. 25, n. 2, p. 102-8, 2010.

KARST, Fernanda Pickrodt; VIEIRA, Renata Monteiro; BARBIERO, Sandra. Relação da espessura do músculo adutor do polegar e avaliação subjetiva global em unidade de terapia intensiva cardiológica. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 27, n. 4, p. 369-375, 2015.

Silva MCGB. Avaliação Subjetiva Global. In: Waitzberg DL, editor. Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica. São Paulo: Atheneu; 2000. p. 241-53.

 

 

Assine nossa newsletter: