Ícone do site Nutritotal PRO

O que é taurolidina e qual seu papel na terapia de nutrição parenteral domiciliar?

Uma das preocupações com a prescrição de terapia de nutrição parenteral domiciliar (TNP) é o risco de infecções sanguíneas relacionadas ao cateter (ISRC). Muitas técnicas foram testadas para reduzir a incidência dessas infecções, dentre elas o uso de taurolidina. A taurolidina é um agente antimicrobianoque tem como mecanismo ligar-se às paredes celulares de batérias e fungos, impossibilitando a aderência desses microrganismos e consequentemente impedindo a infecção. Seu espectro de ação é amplo e não há padrões de resistência descritos até o momento.
Um estudo conduzido por pesquisadores chineses demonstrou que o uso de taurolidina reduziu a incidência de ISRC sem efeitos adversos ou resistência bacteriana. No entanto, os dados sobre a susceptibilidade de bactérias gram positivas e gram negativas para taurolidina e sobre o risco de trombose associada ao cateter da taurolidina são escassos.
No entanto, um estudo publicado em 2015 e conduzido por pesquisadores poloneses não observou qualquer benefício clínico adicional do uso de taurolidina em pacientes recebendo TNP domiciliar.
Um outro estudo afirma que a taurolidina não substitui uma técnica asséptica cuidadosa na colocação e na manutenção do cateter. No entanto, é eficaz na prevenção de IRSC e deve ser utilizado em pacientes com infecções recorrentes para reduzir a morbidade.[
Sair da versão mobile