Ícone do site Nutritotal PRO

Perfil lipídico é preditor de melhora no controle glicêmico

Estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que as alterações no perfil lipídico de indivíduos obesos consumindo dieta de baixa caloria (LCD – low-caloric diet) durante 8 semanas permitiram prever a resistência à insulina desses pacientes após 6 meses de manutenção de peso.
 
Em um estudo randomizado e controlado, os pesquisadores investigaram o lipidoma plasmático de 383 pacientes obesos, não-diabéticos, submetidos a uma intervenção de 8 semanas com LCD (800 – 1000 kcal/dia), e depois, 6 meses de manutenção de peso.
 
Após a perda de peso, uma assinatura de lipídios identificou 2 grupos de pacientes que eram comparáveis no início do estudo, mas que diferiram em suas capacidades para perder peso e melhorar o controle glicêmico. Seis meses após o LCD, um grupo teve melhoria significativa no controle glicêmico. O outro grupo não mostrou nenhuma melhora no controle glicêmico. Estas diferenças foram sustentadas por cerca de 1 ano após a LCD.
 
“Alterações de lipídios plasmáticos durante uma intervenção de 8 semanas de LCD nos permitiram prever a resistência à insulina pacientes após 6 meses de manutenção de peso”, concluem os autores. “A determinação da composição lipídica de um indivíduo durante uma LCD permite a identificação de pacientes não respondedores e pode ajudar no gerenciamento de resultados metabólicos com mais intervenção, melhorando o resultado a longo prazo e prevenção do diabetes”, afirmam.
Sair da versão mobile