Pesquisadores do Hospital Universitário de Graz, na Áustria, desenvolveram uma nova ferramenta de triagem nutricional que demonstrou ser um instrumento válido e confiável para a detecção de desnutrição em pacientes adultos.
A ferramenta de triagem nutricional Graz (GMS, do inglês Graz Malnutrition Screening) foi desenvolvida com a finalidade de avaliar o risco de desnutrição em um grande ambiente hospitalar, envolvendo diferentes departamentos.
Um estudo publicado no The British Journal of Nutrition, teve como objetivo validar a GMS comparando-a com outras duas ferramentas utilizadas com essa finalidade: a Nutritional Risk Screening (NRS) e a Mini Nutritional Assessment (MNA-sf).
Trata-se de um estudo duplo-cego, randomizado, que contou com a participação de 404 pacientes. Os pacientes foram selecionados aleatoriamente por diferentes avaliadores após a admissão nas enfermarias geral, cirúrgica e ortopédica do hospital estudado.
A validade da ferramenta foi determinada pela comparação dos GMS com o NRS e, em pacientes idosos (≥70 anos), com o MNA.
De acordo com o GMS, 31,9% ou 28,5% (dependendo do observador) dos pacientes internados foram categorizados como “em risco de desnutrição”, enquanto o padrão de referência NRS apontou 24,5% dos pacientes com a mesma classificação.
“Em conclusão, a ferramenta GMS revela-se um instrumento válido e confiável para detectar risco de desnutrição em pacientes adultos internados em hospitais de cuidados agudos”, concluem os autores. “O GMS é fácil de manusear e proporciona resultados gerais e individuais confiáveis, pode ser incorporado na plataforma de informática do hospital, e, portanto, fornece percursos clínicos curtos entre diferentes profissões envolvidas no processo de cuidar”, afirmam.