Pesquisadores desenvolvem nova ferramenta de triagem nutricional

Postado em 23 de dezembro de 2015 | Autor: Alweyd Tesser

Pesquisadores do Hospital Universitário de Graz, na Áustria, desenvolveram uma nova ferramenta de triagem nutricional que demonstrou ser um instrumento válido e confiável para a detecção de desnutrição em pacientes adultos.
 
A ferramenta de triagem nutricional Graz (GMS, do inglês Graz Malnutrition Screening) foi desenvolvida com a finalidade de avaliar o risco de desnutrição em um grande ambiente hospitalar, envolvendo diferentes departamentos.
 
Um estudo publicado no The British Journal of Nutrition, teve como objetivo validar a GMS comparando-a com outras duas ferramentas utilizadas com essa finalidade: a Nutritional Risk Screening (NRS) e a Mini Nutritional Assessment (MNA-sf).
 
Trata-se de um estudo duplo-cego, randomizado, que contou com a participação de 404 pacientes. Os pacientes foram selecionados aleatoriamente por diferentes avaliadores após a admissão nas enfermarias geral, cirúrgica e ortopédica do hospital estudado.
 
A validade da ferramenta foi determinada pela comparação dos GMS com o NRS e, em pacientes idosos (≥70 anos), com o MNA. 
 
De acordo com o GMS, 31,9% ou 28,5% (dependendo do observador) dos pacientes internados foram categorizados como “em risco de desnutrição”, enquanto o padrão de referência NRS apontou 24,5% dos pacientes com a mesma classificação.
 
 “Em conclusão, a ferramenta GMS revela-se um instrumento válido e confiável para detectar risco de desnutrição em pacientes adultos internados em hospitais de cuidados agudos”, concluem os autores. “O GMS é fácil de manusear e proporciona resultados gerais e individuais confiáveis, pode ser incorporado na plataforma de informática do hospital, e, portanto, fornece percursos clínicos curtos entre diferentes profissões envolvidas no processo de cuidar”, afirmam.
Referência (s)

Roller RE, Eglseer D, Eisenberger A, Wirnsberger GH. The Graz Malnutrition Screening (GMS): a new hospital screening tool for malnutrition. Br J Nutr. 2015. [Epub ahead of print]

Cadastre-se e receba nossa newsletter