O suco verde não tem uma composição definida quanto aos seus ingredientes, mas independente de sua composição tem o objetivo de promover a diminuição da retenção hídrica, favorecer a perda de peso corporal e oferecer propriedades desintoxicantes.
As frutas e legumes usados na preparação transformam o suco verde em uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais. Por isso, há um grande interesse entre os pesquisadores em suas diferentes propriedades funcionais, como a melhora da função imunológica e do sistema de defesa do organismo humano no combate aos radicais livres.
Um estudo experimental utilizou dos seguintes ingredientes para formular o suco verde: suco de laranja, maçã, alface, couve e pepino, e demonstrou que o consumo pode favorecer o controle do peso corporal, prevenindo a obesidade, além de ser uma boa fonte de antioxidantes.
O estudo citado foi do tipo experimental com ratos do tipo Wister divididos aleatoriamente em três grupos: Grupo 1 (Suco verde), Grupo 2 (Suco de laranja) e Grupo 3 (Água), e todos receberem 5 ml/kg durante 15 dias dos líquidos correspondentes a cada grupo. Os resultados mostraram que o Grupo 1 teve menor ganho de peso, e que o suco verde ofereceu maior atividade antioxidante. Porém, quando analisado o teor de ácido fenólico total, não houve qualquer diferença quando comparado ao suco de laranja.
Demais estudos mostram que o suco verde é uma boa fonte de antioxidantes que auxilia na redução do peso corporal e lipoperoxidação. Mas, é necessário ressaltar que atualmente há poucos estudos experimentais que nos faça entender melhor os efeitos do suco verde, por isso, os pesquisadores advertem que apesar de promissor, deve ser ingerido com cautela.
Listamos abaixo alguns exemplos de alimentos que podem compor um suco verde e suas propriedades nutricionais:
Maçã: possui uma concentração relativamente elevada de polifenóis e diversos fitoquímicos, como ácido caféico, antocianinas, quercetina, catequinas e procianidinas.
Laranja: contém bons níveis de potássio, magnésio, cálcio, ferro e vitaminas C, E, B1, B6, niacina, riboflavina, folato e carotenóides. Além de antioxidantes, como β-criptoxantina, e compostos bioativos como flavonóides e proantocianidinas.
Couve: contém vitaminas E, C, B1 e B2, além de selênio, cobre, manganês, zinco, e compostos fenólicos. É fonte de fibras, isotiocianatos e inibi a atividade da HMG-CoA redutase, enzima relacionada ao perfil lipídico sérico.
Alface: oferece potássio, sódio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, cobre, zinco e enxofre, e também é fonte de pigmentos fotossintéticos como clorofila, carotenóides e outros fitoquímicos.
Pepino: contém cálcio, fosfóro, ferro vitaminas do complexo B e C, algumas enzimas catalizadoras como as oxidases e desidrogenases, ácido láctico, compostos polifenóis, como flavonóides e proantocianidinas que justificam sua atividade antioxidante.