Ícone do site Nutritotal PRO

Qual a melhor maneira de avaliar a gordura corporal total em paciente dialítico?

A avaliação da composição corporal em indivíduos portadores de insuficiência renal crônica (IRC), sob tratamento dialítico, é importante para o acompanhamento das alterações nutricionais e orientação de planejamento e tratamento nutricionais. Estas avaliações contribuem para prevenir e corrigir quadros de desnutrição associados a maior morbidade e mortalidade desses pacientes.

Frente a tais condições, é de fundamental importância na rotina clínica desses pacientes a identificação dos diferentes compartimentos corporais, incluindo os estoques de proteína e gordura corporais na avaliação nutricional.

Existem algumas técnicas padrão ouro para a avaliação da gordura corporal total em pacientes portadores de IRC sob tratamento dialítico, como a absortometria de raios X de dupla energia (DEXA) e a pletismografia de deslocamento aéreo (PDA). No entanto, seu alto custo e necessidade de mão de obra especializada limitam significativamente o uso desses métodos na prática clínica.

Um estudo ainda em fase de publicação avaliou a aplicabilibidade de uma nova ferramenta para avaliação da gordura corporal total com maior disponibilidade e praticidade para estes pacientes. A conclusão foi de que a somatória das pregas de tríceps, bíceps, subescapular e suprailíaca, obtida com auxílio de uma equação de regressão linear, é útil para avaliação da gordura corporal total de pacientes renais crônicos dialíticos.

Portanto, as pregas cutâneas sofrem menos modificações em sua espessura pela remoção de líquido na hemodiálise e pode refletir com mais propriedade o compartimento de gordura corporal total.

 

Sair da versão mobile