Ícone do site Nutritotal PRO

Recordatório alimentar de 24 horas é eficaz para a avaliação da ingestão de nutrientes

Um estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP sugere que o recordatório alimentar de 24h (R24) pode ser apropriado para sondar a ingestão de nutrientes em pacientes obesos antes e depois da realização de by-pass gástrico em y de roux (RYGB), mas é provavelmente insuficiente para a prevenção a longo prazo de déficits de ingestão de nutrientes após RYGB por não acompanhar as mudanças alimentares no pós-operatório.
 
Os pesquisadores analisaram dados de 10 pacientes obesos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2). A ingestão de alimentos, calorias, macronutrientes e micronutrientes antes e 3 meses depois da RYGB foram avaliados com o R24 e com o registro alimentar de 7 dias (R7), padrão ouro de referência. A quantificação de nutrientes foi realizada através do software Virtual Nutri Plus®.
 
Todos os déficits de ingestão de nutrientes identificados antes da RYGB foram mantidos nas avaliações pós-operatórias por ambos os instrumentos, com as notáveis exceções de vitaminas B1 e B3, que havia sido revelado apenas pelo R24 no pré-operatório, mas foram observados apenas com o R7 no pós-operatório.
 
O R24 foi sensível o suficiente para detectar déficits na ingestão de 13 dos 15 nutrientes identificados como deficientes com o R7 antes RYGB (≅86.7%) e 15 dos 19 nutrientes identificados como deficientes com o R7 no pós-operatório (≅79.0%), mas detectou quedas na ingestão de apenas 12 das 20 deficiências de nutrientes identificadas com o R7 (≅40%).
 
“O R24 teve sensibilidade para identificar déficits na ingestão de nutrientes antes e depois RYGB, mas não para identificar o risco de futuros déficits relacionados aos efeitos da cirurgia”, concluem os autores.
Sair da versão mobile