Estudo conduzido por Chen avaliou os efeitos benéficos do Resveratrol (RSV) em ratos com esteatose hepática não alcoólica (EHNA) induzida por dieta rica em gordura (DRG) com foco em estudar o sistema endocanabinoide (SEC) intestinal.
As cobaias foram divididas em quatro grupos: dieta normal (DN), dieta rica em gordura (DRG), DRG acrescido de 50mg/kg/dia de RSV (BRSV), e DRG acrescida de 100mg/kg/dia de RSV (ARSV), durante seis semanas. Foram coletadas amostras de fezes no início e no final do estudo bem como realizado teste de tolerância oral à glicose (TOTG). Após o sacrifício das cobaias foram coletadas amostras de sangue, para dosagem de colesterol e triglicérides, e de tecido hepático e do cólon distal para análises.
O peso corporal e o índice hepático das cobaias aumentaram significativamente após 6 semanas da intervenção com DRG, o que foi inibido pelo acréscimo de RSV nos grupos BRSV e ARSV. As cobaias do grupo DRG tiveram aumento de colesterol, triglicérides, depósito de gordura hepático, hipertrofia do hepatócito, vacuolização, infiltração inflamatória celular, e fibrose hepática em comparação ao grupo DN, alterações estas que foram amenizadas nos grupos que receberam RSV, sendo ainda mais evidente no grupo ARSV. Glicemia, TNF-α, IL-6 e IL-1 apresentaram-se menores e IL-10 maior nos grupos com RSV em comparação ao grupo DRG.
As análises mostraram que a microbiota estava aparentemente diferente entre os grupos. RSV atenuou a disbiose intestinal, com um aumento em Akkermansia muciniphila, Ruminococcaceae e Lachnospiraceae e uma diminuição de Desulfovibrio. Os grupos que receberam RSV apresentaram melhor barreira intestinal contra a invasão bacteriana e uma menor inflamação em relação ao grupo DRG, sendo que o grupo DRG apresentou maiores valores de marcadores pró-inflamatórios (TNF-α, a IL-6 e a IL-1) e menores de anti-inflamatórios (IL-10).
Para estudar o SEC, foram avaiados a expressão de receptores canabinóides CB1 e CB2, bem como de enzimas metabólicas associadas à esse sistema. DRG aumentou os níveis de CB1 e diminuiu de CB2, mas essas as expressões alteradas foram restauradas pela administração de RSV. A administração do resveratrol também aumentou as concentrações de 2-araquidonoil glicerol e diminuiu as concentrações de anandamida no cólon distal de ratos alimentados com DRG, o que significa que o RSV mantém a integridade da barreira intestinal através da regulação do SEC.
Assim, os autores concluiram que o SEC, particularmente a expressões de CB1 e CB2, parece desempenhar um papel crucial no efeito anti-NASH do RSV pela manutenção da integridade da barreira intestinal e inibição da inflamação intestinal. Dessa maneira, uma vez que o desequilíbrio da SEC, disbiose intestinal, barreira intestinal, bem como inflamação intestinal encontram-se freqüentemente associados às doenças hepáticas crônicas, e o RSV possui efeito sobre o alivio dessas condições, enfatiza-se o potencial deste componente como estratégia terapêutica para prevenção da EHNA.
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.