Estudo realizado com pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) maiores de 18 anos avaliou a precisão diagnóstica da Ferramenta Malnutrition Universal Screening Tool (MUST) e da Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente versão reduzida (ASG-PPPsf) para detecção da desnutrição na DRC, e avaliou se o escore ASG-PPPsf, combinado com um dos itens da parte médica do ASG-PPPc (completo) poderia ser usado como uma ferramenta de avaliação nutricional válida e compacta em pacientes com DRC.
Fizeram parte do estudo 123 pacientes e o estado nutricional foi determinado pela ASG-PPPc. De acordo com esse método, 56% dos pacientes estavam eutróficos e 44% estavam desnutridos. Os desnutridos eram mais velhos e em maior número internados no hospital. Os pacientes em diálise eram na maioria ambulatoriais e se apresentaram menos desnutridos (28%). Os autores encontraram praticamente uma concordância perfeita entre ASG-PPP e ASG-PPPsf, sendo que este último com escore ≥ 9 detecta uma provável desnutrição. O ponto de corte pré-determinado do MUST de ≥ 2 apresentou baixa sensibilidade em detectar desnutrição (24%), enquanto o ponto de corte de ≥ 6 na ASG-PPPsf apresentou uma sensibilidade muito mais alta (78%) na detecção da desnutrição. A acurácia da ASG-PPPsf ≥ 6 adicionada dos itens médicos sobre estress metabólicos apresentou a maior sensibilidade para detecção da desnutrição (94%).
Dessa maneira, o estudo demonstrou que o instrumento de triagem de desnutrição comumente usado, MUST, não identifica a maioria dos pacientes desnutridos com DRC, enquanto a ASG-PPPsf sozinha possui maior acurácia geral. ASG-PPPsf combinado com o item “estresse metabólico” apresentou a maior sensibilidade e acurácia geral de 92%.