fbpx


Sensibilidade das ferramentas de avaliação nutricional em pacientes renais crônicos

Postado em 16 de abril de 2020 | Autor: Marcella Gava

Estudo avaliou precisão diagnóstica de dois métodos na detecção da desnutrição em pacientes doentes renais

Estudo realizado com pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) maiores de 18 anos avaliou a precisão diagnóstica da Ferramenta Malnutrition Universal Screening Tool (MUST) e da Avaliação Subjetiva Global Produzida pelo Paciente versão reduzida (ASG-PPPsf) para detecção da desnutrição na DRC, e avaliou se o escore ASG-PPPsf, combinado com um dos itens da parte médica do ASG-PPPc (completo) poderia ser usado como uma ferramenta de avaliação nutricional válida e compacta em pacientes com DRC.

Fizeram parte do estudo 123 pacientes e o estado nutricional foi determinado pela ASG-PPPc. De acordo com esse método, 56% dos pacientes estavam eutróficos e 44% estavam desnutridos. Os desnutridos eram mais velhos e em maior número internados no hospital. Os pacientes em diálise eram na maioria ambulatoriais e se apresentaram menos desnutridos (28%). Os autores encontraram praticamente uma concordância perfeita entre ASG-PPP e ASG-PPPsf, sendo que este último com escore ≥ 9 detecta uma provável desnutrição. O ponto de corte pré-determinado do MUST de ≥ 2 apresentou baixa sensibilidade em detectar desnutrição (24%), enquanto o ponto de corte de ≥ 6 na ASG-PPPsf apresentou uma sensibilidade muito mais alta (78%) na detecção da desnutrição. A acurácia da ASG-PPPsf ≥ 6 adicionada dos itens médicos sobre estress metabólicos apresentou a maior sensibilidade para detecção da desnutrição (94%).

Dessa maneira, o estudo demonstrou que o instrumento de triagem de desnutrição comumente usado, MUST, não identifica a maioria dos pacientes desnutridos com DRC, enquanto a ASG-PPPsf sozinha possui maior acurácia geral. ASG-PPPsf combinado com o item “estresse metabólico” apresentou a maior sensibilidade e acurácia geral de 92%.

Referência

Kosters CM et al. Sensitive and practical screening instrument for malnutrition in patients with chronic kidney disease. Nutrition. 2020 Apr;72:110643.

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter