Se você já passou por uma cirurgia bariátrica, sabe que o período posterior requer uma série de cuidados com a alimentação, que vão desde a quantidade de porções até as escolhas nutricionais tomadas. Porém, existe uma parte importante no processo alimentar que também necessita de bastante atenção e nem todo mundo acaba priorizando: a saúde bucal.
Você sabia que quem fez bariátrica precisa ter ainda mais cuidado com os dentes do que o resto da população? De acordo com um estudo publicado no periódico International Dental Journal, existem uma série de efeitos colaterais que podem predispor à erosão dentária nesses pacientes, agravando aos poucos os quadros graves de doenças bucais.
Para chegar nessa conclusão, os cientistas entrevistaram mais de 250 pessoas que realizaram o procedimento cirúrgico ao longo dos últimos cinco anos. Foram analisados dados demográficos, hábitos alimentares, saúde geral, saúde bucal e sintomas que tivessem relação com a bariátrica e seu pós-operatório.
Cirurgia bariátrica e a saúde bucal
Um dos fatores observados na pesquisa é que há um aumento significativo no refluxo ácido e no vômito após a cirurgia bariátrica, e isso pareceu aumentar com o tempo após a cirurgia.
Além disso, foi encontrada uma associação significativa entre o refluxo ácido e sintomas de erosão dentária. Ainda assim, a grande maioria dos entrevistados também afirmaram que não sentiram qualquer tipo de prejuízo na satisfação geral com a vida diária após a bariátrica.
Portanto, a recomendação dos cientistas é que, além do acompanhamento nutricional, o paciente também realize visitas periódicas a um dentista, para entender se a cirurgia pode interferir na qualidade de vida e na saúde bucal, para manter o sorriso saudável por mais tempo.
Leia também: conheça os tipos de cirurgia bariátrica
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre nutrição e alimentação para pacientes que realizaram cirurgia bariátrica!