fbpx


Qual o impacto da alimentação na saúde dos dentes?

Postado em 10 de agosto de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

O que você come pode prejudicar o esmalte e até contribuir para o surgimento de cáries

O impacto da alimentação na saúde dos dentes merece atenção. Você sabia, por exemplo, que um copo de suco de laranja gelado ou uma xícara de café quentinha contém componentes ácidos que podem influenciar diretamente no bem-estar bucal? E que alguns alimentos podem prejudicar o esmalte e até causar doenças como cáries e gengivite? A seguir, desvendamos mitos e verdades sobre o assunto:

4 mitos e verdades sobre o impacto da alimentação na saúde dos dentes

Veja quais alimentos podem contribuir ou prejudicar o bem-estar bucal.

Mulher segurando uma laranja em uma mão e um copo de suco em outra

É preciso ter atenção com o impacto da alimentação na saúde dos dentes. O suco de laranja, por exemplo, pode prejudicar o esmalte dental | Imagem: Freepik

Sucos de frutas cítricas, como a laranja, podem ser prejudiciais à saúde dental

Verdade. Um estudo publicado no Journal of Physics apontou que existe um declínio na rigidez do esmalte dentário que pode aumentar de acordo com a imersão dele em suco de laranja. Além disso, o problema pode ser ainda maior em versões industrializadas por possuírem um pH mais baixo e um maior teor cítrico, além de conservantes e açúcares que podem prejudicar os dentes.

Café ajuda a prevenir doenças dentárias

Mito. Segundo um artigo de revisão publicado pelo Scientific Reports, o café, quando consumido em excesso, pode colaborar com a perda de densidade óssea e, consequentemente, diminuir o cálcio presente nos dentes. Outro problema, de acordo com o estudo, é a mistura da bebida com adoçantes e açúcar, que podem gerar cáries. Portanto, caso queira tomar uma xícara de café, lembre-se de consumir moderadamente e sem adicionar adoçantes.

Tomar vinho faz mal aos dentes

Parcialmente verdade. Por um lado, o consumo de álcool e os componentes presentes no vinho tinto podem ocasionar em manchas no esmalte dentário, de acordo com um estudo publicado no periódico Acta Odontology Scandnavica. Mas, ao mesmo tempo, outra pesquisa mostrada no Journal of Agricultural and Food Chemistry apontou que os polifenóis presentes no vinho também poderiam ser bons para a saúde bucal, prevenindo que bactérias grudassem nos dentes e gengivas. Mas mais estudos são necessários para evidenciar os verdadeiros efeitos da bebida.

Mascar chicletes causa cáries

Mito. A verdadeira causa da cárie, na verdade, está no açúcar presente nas gomas de mascar. Mas um estudo publicado pelo JDR Clinical & Translational Research revelou que mastigar chicletes que sejam livres de açúcar pode ajudar até a reduzir a incidência de cáries em comparação com os controles não-mastigatórios. E quanto aos outros alimentos que contêm açúcar, uma dica para substituir o ingrediente nas receitas é usar mel. De quebra, ele ainda pode contribuir com a saúde bucal. Entenda a relação entre o alimento e a prevenção de gengitive aqui.

Não se esqueça da higiene!

Como vimos, o impacto da alimentação na saúde dos dentes merece atenção mas, também, uma higiene adequada é fundamental. A recomendação é escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

S A Gumilang. et al. Assessing the impact of immersing teeth in fresh orange juice and commercial orange juice on enamel hardness: an in vitro study. Journal of Physics, 2018.

In-Seok S. et al. Coffee Intake as a Risk Indicator for Tooth Loss in Korean Adults. Scientific Reports, 2018.

Gabriel C. et al. Influence of coffee and red wine on tooth color during and after bleaching. Acta Odontology Scandnavica, 2019.

Adelaida E. et al. Inhibition of Oral Pathogens Adhesion to Human Gingival Fibroblasts by Wine Polyphenols Alone and in Combination with an Oral Probiotic. Journal of Agricultural and Food Chemistry, 2018.

T. Newton. et al. A Systematic Review and Meta-Analysis of the Role of Sugar-Free Chewing Gum in Dental Caries. JDR Clinical & Translational Research, 2019.

-

Assine nossa newsletter: