Ícone do site Nutritotal Para todos

Bebês podem comer alimentos temperados?

Bebê comendo cenoura

Os temperos trazem sabores e aromas especiais aos alimentos. Eles são capazes de realçar preparações culinárias. Mas será que podem ser utilizados em pediatria? Você tem alguma memória infantil relacionada à algum aroma especial? Uma essência de baunilha talvez? Ou um cheirinho de ervas frescas da vovó? Mas a partir de qual idade podemos temperar os alimentos?

A partir dos seis meses de idade a criança começa a ter contato com outros alimentos além do leite materno. É a fase chamada alimentação complementar ao leite materno. Começam as descobertas: sabores, consistência, modo de alimentar-se, tudo muda!

Os temperos podem ser utilizados, mas devemos ter muito cuidado ao escolhê-los para o preparo das refeições. Utilize os temperos naturais – ervas como salsa, tomilho, louro, orégano, manjericão, alecrim, hortelã, entre outros. Além dos versáteis alho e/ou cebola, que podem ser utilizados diariamente para refogar as preparações culinárias.

Leia também: a importância dos primeiros mil dias de vida da criança

Bebês podem comer alimentos temperados, mas com moderação!

Cuidado também com a quantidade, não deve ser exagerada. Escolha um tempero por vez, para não misturar os odores, sabores e confundir o bebê ou a criança.

O sal não é necessário, ele apenas é indicado após 2 anos de idade para realçar o sabor da preparação (mínima quantidade).

O bebê aos 6 meses, quando começa a receber a alimentação complementar ao leite materno, deve ser capaz de identificar o sabor real de cada alimento e assim, a presença de sal pode ser dar uma confusão no reconhecimento.

Além disso, a ausência de sal pode tornar o alimento mais parecido com o leite materno que é adocicado naturalmente, ou seja, o bebê aceitará com maior facilidade. Por isso alguns pontos são importantes neste momento:

Veja também:

Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre nutrição e alimentação!

Sair da versão mobile