Uma xícara de café pela manhã é um hábito tradicional em muitos lares brasileiros. A bebida quentinha ajuda a começar bem o dia, a tirar aquela sensação de sono e a dar energia.
E você sabia que há estudos que estão associando esse costume a benefícios importantes para a saúde? É o caso de uma pesquisa publicada pelo periódico The American Journal of Clinical Nutrition, que investigou a relação entre o café e o risco de obesidade e diabetes mellitus.
Benefícios potenciais
Segundo o estudo, foi investigado o efeito do consumo de café na sensibilidade à insulina. A pesquisa durou 24 semanas e analisou 126 pessoas com sobrepeso, resistentes à ação da insulina, com idades entre 35 e 69 anos. Durante os testes, os pacientes receberam aleatoriamente 4 xícaras de café instantâneo ou de placebo semelhante ao café.
Como resultado, os pesquisadores concluíram que o consumo de café não alterou significativamente a sensibilidade à insulina ou nos mediadores que indicavam a resistência à insulina. Porém, o consumo foi associado a uma perda de massa gorda e também à redução das concentrações urinárias de creatinina no corpo.
Com isso, os cientistas dizem que pode haver uma relação entre o consumo de café e perda de peso, seguindo a linha de raciocínio de outros estudos observacionais sobre os efeitos da bebida. Mas é importante ressaltar que ainda são necessários outros estudos comparativos para mostrar a eficácia do café na diminuição do risco de doenças de maneira geral.
Leia também: Estudo revela que café pode prevenir câncer de mama após a menopausa
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.