Com a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, olhar para a tela do celular virou um hábito constante no dia a dia. Olhamos para as telas para nos informar, assistir vídeos, trocar mensagens e, especialmente em tempos de distanciamento social como o que estamos vivendo por conta do novo coronavírus, é por meio das telas que matamos as saudades daqueles que estão longe, em chamadas de vídeo. Mas é preciso se atentar aos limites para que o relacionamento com a tecnologia seja saudável. Deixar, por exemplo, para trocar mensagens na hora das refeições pode ser prejudicial. A ciência vem comprovando que faz mal comer olhando para o celular.
A prática pode estar associada a um problema que, indiretamente, pode contribuir com o aumento de peso. Além do uso do celular, qualquer tipo de distração é capaz de provocar o efeito, como se alimentar assistindo televisão etc.
Por que faz mal comer olhando para o celular?
A chamada “alimentação distraída” foi investigada a fundo por pesquisadores de um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition. Eles compararam se a distração atenua o processamento na sensibilidade do paladar.
Para isso, os cientistas reuniram 41 participantes saudáveis e com peso normal, que receberam quantidades fixas de leite isocalórico de chocolate com maior e menor teor de doçura enquanto realizavam uma tarefa de detecção de distração durante a ressonância magnética em duas sessões de teste.
Atenção plena
Como resultado, uma região primária do paladar respondeu mais à bebida com um maior teor doce enquanto havia distração. Esses resultados explicam que a falta de atenção durante o consumo atenua o processamento do gosto neural.
Além disso, o estudo mostra que essas reduções induzidas por distração podem contribuir para fazer com que a pessoa se alimente mais do que o necessário.
Portanto, estar atento ao sabor dos alimentos durante o consumo talvez faça parte da prevenção e tratamento bem-sucedidos do sobrepeso e da obesidade. Com isso, praticar o mindful eating, também chamado de comer com atenção plena, pode ajudar nesse foco.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.