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Faz mal comer olhando para o celular?

Postado em 15 de agosto de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Distrações ao se alimentar podem colaborar com a obesidade

Homem olhando para o celular enquanto come

O ideal é evitar distrações durante as refeições | Imagem: Freepik

Com a tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas, olhar para a tela do celular virou um hábito constante no dia a dia. Olhamos para as telas para nos informar, assistir vídeos, trocar mensagens e, especialmente em tempos de distanciamento social como o que estamos vivendo por conta do novo coronavírus, é por meio das telas que matamos as saudades daqueles que estão longe, em chamadas de vídeo. Mas é preciso se atentar aos limites para que o relacionamento com a tecnologia seja saudável. Deixar, por exemplo, para trocar mensagens na hora das refeições pode ser prejudicial. A ciência vem comprovando que faz mal comer olhando para o celular.

A prática pode estar associada a um problema que, indiretamente, pode contribuir com o aumento de peso. Além do uso do celular, qualquer tipo de distração é capaz de provocar o efeito, como se alimentar assistindo televisão etc.

Por que faz mal comer olhando para o celular?

A chamada “alimentação distraída” foi investigada a fundo por pesquisadores de um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition. Eles compararam se a distração atenua o processamento na sensibilidade do paladar.

Para isso, os cientistas reuniram 41 participantes saudáveis ​​e com peso normal, que receberam quantidades fixas de leite isocalórico de chocolate com maior e menor teor de doçura enquanto realizavam uma tarefa de detecção de distração durante a ressonância magnética em duas sessões de teste.

Atenção plena

Como resultado, uma região primária do paladar respondeu mais à bebida com um maior teor doce enquanto havia distração. Esses resultados explicam que a falta de atenção durante o consumo atenua o processamento do gosto neural.

Além disso, o estudo mostra que essas reduções induzidas por distração podem contribuir para fazer com que a pessoa se alimente mais do que o necessário.

Portanto, estar atento ao sabor dos alimentos durante o consumo talvez faça parte da prevenção e tratamento bem-sucedidos do sobrepeso e da obesidade. Com isso, praticar o mindful eating, também chamado de comer com atenção plena, pode ajudar nesse foco.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Iris D. et al. Effects of distraction on taste-related neural processing: a cross-sectional fMRI study. The American Journal of Clinical Nutrition, 2020.

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