Manter o corpo hidratado ao longo do dia é um cuidado importante para a nossa saúde. Afinal, especialmente em períodos muito quentes, a desidratação pode trazer grandes problemas. Mas, além de beber mais água, incluir alguns ingredientes podem colaborar com a hidratação. É isso mesmo: existem alimentos que hidratam o corpo, sabia?
De acordo com um estudo divulgado no periódico Nutrition Bulletin, os alimentos podem fornecer cerca de 20% das necessidade diárias de hidratação do corpo, mas há grupos alimentares que facilitam ainda mais a atingir essa quantidade.
Quer saber quais são esses grupos? A seguir, a nutricionista Roberta Lara explica alguns mitos e verdades sobre os alimentos que hidratam o corpo:
4 verdades e mentiras sobre alimentos que hidratam o corpo
É possível repor líquidos com outros ingredientes além da água.
Frutas ajudam a manter o corpo hidratado
Verdade. Roberta Lara cita como exemplo duas delas: a melancia e o morango. Segundo a nutricionista, a melancia apresenta em torno de 92% de água em sua composição, com apenas 31 calorias. Essa fruta, além de ajudar na hidratação, também fornece vitaminas do complexo B, vitamina C e betacaroteno. Já o morango possui aproximadamente 90% de água e é rico em nutrientes e fitoativos, como o ácido elágico, importante antioxidante, e a fisetina, um polifenol que ajuda na memória.
Bebidas alcoólicas, por serem líquidos, ajudam na hidratação do organismo
Mito. Segundo a pesquisa publicada no periódico Nutrition Bulletin, as bebidas alcoólicas possuem efeito diurético. Por isso, na hora de se manter hidratado, só valem opções como a própria água, sucos e chás.
A água de coco é uma importante aliada para hidratar o corpo
Verdade. Roberta explica que, com alto teor hídrico, a água de coco é rica em sais minerais e tem funções que vão além da água mineral, pois serve como um importante repositor hidroeletrolítico (sódio e potássio), capaz de ajudar na manutenção celular e reforçar a hidratação corporal.
É possível se hidratar com os pratos servidos no almoço e no jantar
Verdade. A nutricionista cita como exemplo a salada de tomate como uma refeição refrescante e que ajuda a hidratar nas refeições principais. Isso porque o fruto tem 94% de água e baixo valor calórico. Outras opções para o almoço e o jantar podem incluir sopas e legumes refogados.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.