Comer a quantidade certa de legumes por dia pode parecer complicado à primeira vista, tanto para crianças quanto adultos. Mas o segredo para aumentar a ingestão pode estar na hora de preparar esse tipo de alimento, e uma sugestão que pode render boas refeições é a de legumes no papelote.
Para aumentar o sabor da receita, o segredo é temperar bem. Pode-se utilizar um bom azeite, condimentos e ervas para regar tudo e potencializar o aroma.
“Costumo usar bastante salsinha, orégano e manjericão, frescos ou desidratados, pimenta-do-reino ou páprica picante. Misturar cebola e acrescentar um dente de alho também aumenta o sabor”, sugere a nutricionista Natália Lopes.
Consumo necessário
De acordo com estudos divulgados no periódico British Medical Journal, um maior consumo de legumes pode estar associado a um menor risco de mortalidade por doenças cardiovasculares e até câncer.
Por esse motivo, para incentivar o consumo de legumes no seu dia a dia, a nutricionista Beatriz Valverde ensina a seguir uma receita de papelote de legumes com bastante sabor, confira:
Legumes no papelote
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 35 minutos
Ingredientes
1 cenoura
1 berinjela
1 abobrinha
1 tomate
1 col. (sopa) de salsinha
1 col. (sopa) de manjericão em pó
Azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Abra uma folha de papel alumínio e coloque seus legumes cortados. Se preferir, você pode preparar a receita em uma assadeira e cobrir com o papel.
- Coloque em seguida as ervas e temperos de sua preferência e regue com azeite.
- Feche o papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200 °C por 30 minutos.
Dica: você pode trocar os legumes e ervas para sabores que você goste mais. Outras sugestões incluem abóbora, beterraba, cogumelo, pimentão, batata-doce, inhame e temperos como alecrim, tomilho, coentro e cominho.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.