Originário das terras lusitanas, o pudim era tradicionalmente feito nos conventos no século XVI. A receita primária levava leite ao invés de sua versão condensada, mas com o passar dos anos a sobremesa foi ganhando adaptações, inclusive com toques brasileiros. Entre elas, há opções preparadas com menos açúcares, a fim de atender ao público com restrições alimentares. E acredite: o pudim diet pode ser tão gostoso quanto o convencional, e é possível até fazer uma calda para pudim diet de forma prática e saborosa!
A seguir, a nutricionista Roberta Lara ensina o preparo da sobremesa:
Conteúdo
Pudim diet
A receita pode ser consumida por toda família.
Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 10 porções
Ingredientes:
- 1 xíc. (chá) de leite em pó
- ½ xíc. (chá) de água fervente
- ½ xíc. (chá) de xilitol em pó
- 2 xíc. (chá) de leite semidesnatado
- 4 ovos
- 1 col. (chá) de essência de baunilha
- 1 col. (sobremesa) rasa de amido de milho
Calda para pudim diet:
- ½ xíc. (chá) de chá de xilitol
- 3 col. (sopa) de água
Modo de preparo:
- Comece pela calda para o seu pudim diet. Coloque o xilitol em uma forma de pudim e leve ao fogo baixo para caramelizar.
- Quando estiver derretendo, acrescente a água, misture bem e deixe ferver até adquirir consistência de caramelo, sem deixar queimar.
- Agora vá para o pudim. Bata no liquidificador o leite em pó, a água e o xilitol por uns 5 minutos ou até misturar bem.
- Em seguida acrescente os outros ingredientes e bata novamente.
- Despeje sobre a forma caramelizada e leve para assar em forno médio (180 °C) em banho-maria por uma hora e meia.
Prevenção ao diabetes
Segundo um estudo de revisão publicado no periódico Endotext, é preciso evitar bebidas açucaradas e alimentos ricos em açúcar para prevenir o risco de diabetes mellitus. Além disso, vale priorizar alimentos ricos em fibras e nutrientes na alimentação diária.
E como substituição a esses açúcares, a pesquisa apontou que os adoçantes à base de álcool como o xilitol e o eritritol podem causar uma resposta da glicose sanguínea após a refeição menor em comparação ao açúcar comum.
Mas tome cuidado para não exagerar na dose desses adoçantes, pois o excesso está relacionado com o surgimento de sintomas como diarreia, especialmente entre as crianças.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.