Ícone do site Nutritotal Para todos

O que deve entrar na receita de feijão fortificado

Panela de ferro com feijão carioca cozido

Ele está presente no mundo inteiro: na feijoada dos brasileiros, no chilli dos mexicanos, no cassoulet dos franceses e até nos doces dos japoneses. Além do mais, é companhia inseparável do arroz no Brasil todo. O feijão é um alimento que combina com muitos preparos alimentares, sendo uma fonte de proteínas necessária para a saúde. E para aproveitar ainda mais seus benefícios, vale apostar em uma receita de feijão fortificado!

Na receita de feijão fortificado pode entrar ingredientes como os saborosos cogumelos, como shiitake e shimeji. A nutricionista Andrea Esquivel explica que o cogumelo também pode fornecer uma quantidade interessante de proteína, que melhora a taxa proteica do feijão e ainda ganha aparência e textura de bacon cozido no prato. Dessa forma, os cogumelos deixam o feijão mais gostoso, muito nutritivo e ainda possuem baixo valor calórico. A seguir, Andrea ensina a receita do feijão fortificado com mais proteínas.

Há ingredientes que acentuam o sabor e os benefícios do feijão | Imagem: Shutterstock

Receita de feijão fortificado

Dificuldade: médio
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 10 porções

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma panela de pressão, cozinhe o feijão com 1,5 litro de água, adicione os 2 dentes de alho inteiros e as folhas de louro.
  2. Cozinhe por 15 a 20 minutos, contados após iniciar a pressão.
  3. Em uma frigideira, coloque o óleo e refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente o cogumelo shiitake picadinho e mexa por 1 minuto. Desligue o fogo e reserve.
  4. Quando o feijão estiver cozido, abra a panela de pressão com segurança, ache os dentes de alho, amasse-os com uma colher e acrescente o refogado de cebola com shiitake. Deixe cozinhar por 10 minutos até engrossar o caldo (se precisar, pode acrescentar mais água). Adicione o sal a gosto. Está pronto para servir.

Mais benefícios

Além do alto teor de proteínas já conhecido, o feijão, em suas variações, oferece outros benefícios à saúde. Alguns estudos discutem que o feijão apresenta um componente bioativo que pode também agir como antioxidantes, na regulação do apetite, e na redução do risco de doenças cardíacas.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile