Ícone do site Nutritotal Para todos

Quais são os sintomas da alergia ao ovo?

Tigela de ovos. Alimento foto criado por jcomp - br.freepik.com

Após comer uma fatia de bolo ou um filé empanado, algumas pessoas podem apresentar sintomas alérgicos por conta de um ingrediente em comum: o ovo. Essa alergia ou hipersensibilidade costuma ocorrer por conta da proteína desse alimento, chamada de ovalbumina, e é mais comum entre as crianças do que os adultos.

Caso você apresente variações no seu corpo ou identifique alguém sentindo algo incomum após consumir alimentos à base de ovos, é importante consultar um alergista ou nutricionista para entender as causas do problema e realizar o diagnóstico adequado.

A seguir, veja alguns exemplos de sintomas relacionados à alergia ao ovo que merecem atenção:

Sintomas da alergia ao ovo

Eles vão de desconfortos na barriga a problemas na pele.

O ovo pode causar alergia | Imagem: Freepik

Problemas na digestão

Segundo um estudo publicado no International Journal of Molecular Sciences, algumas reações gastrointestinais costumam ser comuns para quem tem a alergia à ovalbumina. Dentre elas, vômito, diarreia, dor abdominal, coceira na garganta e indigestão podem ser sentidos.

Sintomas alérgicos

Outros indicativos da alergia a ovo de acordo com o American College of Allergy, Asthma and Immunology incluem olhos lacrimejando ou vermelhos, nariz escorrendo, espirros constantes, urticária, coceira, erupções e eczemas na pele. Portanto, antes de pensar que possa ser mais uma rinite ou dermatite de contato, é preciso consultar um alergista para identificar a causa do problema.

De olho na respiração

A alergia a ovo também pode apresentar uma série de complicações respiratórias, segundo o estudo do International Journal of Molecular Sciences. Princípio de asma, falta de ar, dificuldade para respirar, tosse constante e chiados podem indicar que o organismo está reagindo à proteína do ovo.

Faça nosso teste: Você sabe quais são os alimentos que mais causam alergias?

Casos mais raros

Em pacientes onde a hipersensibilidade é mais agravante, sintomas como tontura, confusão, inchaço na língua e choque anafilático podem aparecer, de acordo com o American College of Allergy, Asthma and Immunology. Para identificar a causa, o alergista pode pedir por exames de sangue ou realizar testes orais.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile