fbpx


Você sabe quais são os alimentos que mais causam alergias?

Postado em 9 de julho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Faça o teste para descobrir quais reações alérgicas podem ser comumente provocadas pela alimentação

Manchas pelo corpo, problemas digestivos, inchaço nas vias respiratórias. Esses são apenas alguns dos principais sintomas relacionados à alergia alimentar, uma reação que, segundo o Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar pode atingir, aproximadamente, uma em cada dez pessoas.

Por isso, é preciso entender desde a infância se algum alimento consumido pode ser o responsável por essas adversidades. Nesse caso, o ideal é procurar um profissional de saúde para diagnosticar por meio de exames se há algum indício de que a alimentação pode estar ligada ao surgimento dos sintomas citados.

Para saber quais são os principais alimentos que causam alergias, montamos um quiz para você testar seus conhecimentos sobre o assunto. Confira:

Teste: quais os alimentos que causam alergia?

Escolha uma alternativa para cada uma das questões a seguir e teste seus conhecimentos.

Mulher coçando braço. <a href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas'>Pessoas foto criado por freepik - br.freepik.com</a>

Alergias podem causar coceiras pelo corpo | Imagem: Freepik

1. Qual dos grupos alimentares abaixo possui maior prevalência em casos de alergia em adultos?


Se você respondeu A, acertou. De acordo com um estudo publicado pelo periódico The Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice, a prevalência de alergia a moluscos parece ser maior do que a alergia a peixes entre os adultos, com uma estimativa de até 3% da alergia a moluscos na população contra 1% de prevalência de alergia a peixes.

2. A alergia à proteína do leite de vaca e a intolerância à lactose são:



Acertou quem respondeu a alternativa B.alergia à proteína do leite de vaca, segundo um artigo de revisão publicado no Food Science and Technology, está relacionada às respostas imunes do corpo, pois é a defesa a uma proteína não reconhecida pelo organismo. Já a intolerância à lactose é um distúrbio causado pela ausência da enzima lactase e, portanto, o organismo não é capaz de digerir e absorver o açúcar presente no leite de vaca. Segundo o estudo, essas condições são semelhantes em alguns pontos, como nos sintomas e reações gastrointestinais. No entanto, a diferença é que a alergia não permite a ingestão de proteína do leite, limitando o consumo deste e de seus derivados, enquanto que na intolerância é possível consumir leite e derivados com baixo teor ou isentos de lactose.

3. Além do leite e dos moluscos, fazem parte do grupo de comidas com maior quantidade de alérgenos a seguinte alternativa:



Ponto para quem respondeu a alternativa B. Um artigo publicado pelo StatPearls apontou que cerca de 90% das reações de hipersensibilidade à alimentação estão relacionadas ao leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, nozes, peixe e frutos do mar.

4. Atrás somente do leite de vaca, qual dos alimentos abaixo é o responsável por ser a segunda alergia alimentar mais comum em crianças e adultos?




Quem respondeu a alternativa D, acertou. O ovo de galinha, de acordo com um estudo do Allergy Asthma Immunology Research, é o responsável pela segunda alergia alimentar mais comum em crianças e adultos. Ela pode causar reações com risco de vida que levam a morbidade significativa e qualidade de vida prejudicada. Também pode desenvolver outras doenças alérgicas, como dermatite atópica ou asma.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar. Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, 2018.

Carla M. et al. Clinical Management of Seafood Allergy. The Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice, 2020.

Rangel A. et al. Lactose intolerance and cow’s milk protein allergy. Food Science and Technology, 2016.

Patel R. et al. Peanut Allergy. StatPearls, 2019.

Kim JH. et al. Clinical and Laboratory Predictors of Egg Allergy Resolution in Children. Allergy Asthma Immunol Res. 2019.

-

Assine nossa newsletter: