Ícone do site Nutritotal Para todos

Quais são as frutas com mais açúcar?

Mesa com diversas frutas em tigela, como uvas, maçãs e pêssegos

Por mais que sejam opções mais saudáveis do que alimentos industrializados, as frutas merecem atenção no consumo. Isso porque algumas delas contêm altas quantidades de açúcares como glicose, frutose e até sacarose. E, embora sejam naturais, em excesso, esses açúcares não são benéficos. Por isso, vale saber quais são as frutas com mais açúcar, para ter cautela!

Faça o nosso teste e descubra quais são as frutas com mais açúcar.

Teste: você sabe quais são as frutas ou forma de apresentação das frutas com mais açúcar?

Escolha uma alternativa para cada uma das perguntas a seguir.

Mesmo as frutas, apesar
de naturais, não devem ser consumidas em excesso
| Imagem: Shutterstock

1- Qual dos tipos de fruta abaixo contém maiores quantidades de açúcar?



Se você disse a alternativa C, acertou. Um artigo publicado pelo Center of Nutrition Study mostrou que as frutas frescas podem ser consideradas o melhor tipo de
fruta, seguidas de perto pelas congeladas. Mas os frutos secos costumam concentrar a quantidade de nutrientes, incluindo o teor de açúcar. A tâmara, inclusive, é considerada uma alternativa menos prejudicial do açúcar. Por isso, a
ingestão excessiva de frutas secas como damascos e figos deve ser evitada.

2 – Qual das frutas abaixo contém a maior quantidade de frutose natural?




A alternativa certa é a A. Segundo a tabela de alimentos da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), 100 g de uva moscatel possuem 9,5 g de frutose natural. Depois vem o caqui sem casca com 7,8 g de frutose. Na mesma quantidade, vem em seguida a lichia sem casca, com 7,6 g, e a pera com casca, com 7 g.

3 – “O consumo de suco de frutas é igual ao de frutas frescas.” Essa afirmação pode ser considerada:


Acertou quem disse B, mito. De acordo com o estudo do Center of Nutrition Study, o consumo de suco de frutas, mesmo daquelas que são espremidas na hora, terão a maioria das fibras e muitos nutrientes removidos. Por isso, o ideal é que esse consumo seja moderado em crianças e adultos, especialmente para indivíduos que desejam controlar seu peso corporal.

4 – E qual das frutas abaixo tem a menor quantidade de frutose natural?




Se você respondeu C, acertou. 100 g de abacate possuem apenas 0,1 g de frutose natural, segundo a tabela da ABESO. Mas o fruto tem grande quantidade de gorduras, o que faz com que seja calórico, e o consumo em excesso também deve ser evitado. O limão sem casca tem 0,6 g. A laranja sem casca (de todas as variedades) conta com 1,9 g. Por fim, o morango tem, na mesma quantidade, 2,1 g.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile