Ícone do site Nutritotal Para todos

Sobremesa de Páscoa para pessoas com diabetes

Na Páscoa, muitas famílias seguem como tradição uma mesa farta, com pratos deliciosos e caseiros. Mas como escolher a sobremesa se o almoço conterá com pessoas que têm diabetes?

Normalmente, o cardápio da celebração normalmente é especial e não pode faltar um dos alimentos mais relacionados à festa: o chocolate. Porém, há quem acredite que pessoas com diabetes não possam consumir esse alimento, o que consideramos uma grande Fake News!

Vamos explicar por que!

Sobremesa de Páscoa para pessoas com diabetes: pode ter chocolate?

Claro que sim, a chave para o sucesso é: escolher uma boa opção de chocolate e comer com moderação, tanto a sobremesa, quanto as demais opções do almoço.

O chocolate é um dos doces mais queridos das pessoas e é feito a partir do cacau, uma fruta que contém diversos nutrientes importantes para a saúde, como magnésio, potássio, vitamina C e outros compostos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Diabetes x Chocolate

Engana-se quem pensa que o consumo de chocolate é um dos responsáveis pelo aumento do risco de diabetes. O que influencia, na verdade, são os açúcares presentes no alimento. Em versões dietéticas ou no chocolate amargo, a relação é até mesmo inversa.

Estudos apontam que o consumo diário e moderado de chocolate pode melhorar as enzimas hepáticas do nosso organismo e, por consequência, protegê-lo contra a resistência à insulina, um fator de risco bem estabelecido para o próprio surgimento do diabetes e também de distúrbios no coração. Vale ressaltar que ainda são necessários mais estudos para entender essa relação.

No entanto, com tantas opções de chocolate no marcado, precisamos entender as diferenças entre eles para conseguirmos fazer uma boa escolha. Veja abaixo algumas informações importantes:

– Chocolate amargo: possui um sabor mais marcante e é a versão com maior quantidade de cacau. Na composição podemos encontrar de 50 a 100% de massa de cacau, a parte sólida da fruta;

– Chocolate ao leite: o sabor mais suave é em razão da menor quantidade de cacau, normalmente apresenta até 30% de cacau na sua composição e há uma mistura de massa e manteiga da fruta. Por isso, encontramos na composição outros ingredientes como açúcares, leite e alguns aditivos químicos,

– Chocolate branco: a ausência de massa de cacau é o que faz essa versão ter a cor mais clara. Na sua composição encontramos apenas manteiga de cacau, açúcar, leite e outros aditivos. Assim, de todas as versões, ele é o que menos apresenta as propriedades benéficas do cacau.

Bom, diante dessa explicação, concluímos que quanto mais massa de cacau, melhor é o chocolate, certo? Sendo assim, o chocolate amargo deve ser a escolha de todos, inclusive de pessoas com diabetes.

Mas, já que a Páscoa é um daqueles feriados para reunir a família, merece uma refeição especial. Mas se na sua família há alguém com diabetes, com certeza a celebração ficará muito mais saborosa com este bolo de brigadeiro diet. A receita é da Sociedade Brasileira de Diabetes. Vamos aprender?

Sobremesa de Páscoa: bolo de brigadeiro diet

Foto: Shutterstock.com

Rendimento: 16 porções
Tempo de preparo: 1h

Ingredientes:

Massa:

Recheio e cobertura:

Para enfeitar:

Modo de preparo:

  1. Comece pela massa. Bata no liquidificador as gemas, a água, o óleo, o adoçante e o cacau.
  2. Coloque em uma vasilha e misture a farinha de trigo e o fermento.
  3. Bata as claras em neve e acrescente-as delicadamente à massa.
  4. Coloque em uma forma redonda média untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo.
  5. Asse em forno médio (180 ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Espere esfriar.
  6. Para o recheio e a cobertura, dissolva o amido no leite e leve ao fogo até engrossar. Reserve.
  7. Leve o creme de leite com o chocolate ao banho-maria até derreter bem.
  8. Retire e misture os dois cremes, batendo bem para ficar cremoso.
  9. Na montagem, abra o bolo ao meio e recheie.
  10. Feche, coloque a cobertura e salpique o granulado.
  11. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Viu como é possível ter uma sobremesa de Páscoa para pessoas com diabetes? Que tal compartilhar essa receita com a família e deixar o almoço muito mais acolhedor?

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile