Ícone do site Nutritotal Para todos

Quais os critérios para doar sangue? Quem pode e quem não pode?

Braço de criança com curativos em xis e coração

Por mais que doar sangue seja uma atitude que interesse muita gente e ajude a salvar vidas, ainda existem impedimentos em determinados casos por conta de critérios que podem alterar o sangue doado e, por isso, muita gente se pergunta: quem pode e quem não pode fazer doações?

De acordo com o Ministério da Saúde, existem fatores que impedem definitivamente alguém de doar o sangue, como, por exemplo, ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade, ou ter doenças como AIDS, malária e doença de Chagas. Além disso, quem faz o uso de drogas ilícitas injetáveis também não pode.

Porém, há outros casos em que esse impedimento é temporário. Montamos um teste a seguir para testar seus conhecimentos a respeito do assunto. Confira:

Você sabe quais são os critérios para doar sangue?

Conheça os critérios para doar sangue | Imagem: Shutterstock

1 – Gestantes podem doar sangue. Essa afirmação é:

Acertou se você respondeu B), falsa. Mulheres em período gestacional não podem doar sangue. Além disso, aquelas que estão no período pós-gravidez precisam esperar ao menos 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana antes de doar sangue. Outro impedimento é para quem está amamentando: precisa esperar, no mínimo, 12 meses após o parto para fazer a doação.

2 – Qual desses NÃO é um impedimento para doar sangue:

Se você disse C, acertou. Quem fez uma tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses, não pode fazer a doação, assim como quem passou por uma extração dentária nas últimas 72 horas. Em casos de piercing em cavidade oral ou na região genital, a doação é, inclusive, impedida. Em relação aos fumantes, o único alerta feito pelo Ministério da Saúde é não ter fumado, pelo menos, nas duas horas que antecedem a doação.

3 – Qual desses casos impedem o paciente de doar sangue?

A resposta certa é a D. Os três casos impedem que a pessoa doe sangue durante alguns meses.

4 – Pessoas com idade entre 60 e 69 anos não podem doar sangue. Essa afirmação é:

A resposta correta é A. Isso porque pessoas que tenham idade entre 60 e 69 anos podem doar sangue, porém, só podem se tiverem feito alguma doação antes dos 60 anos anteriormente.

5 – Quantas vezes por ano pode ser feita a doação?

Parabéns se você disse C. Segundo o Ministério da Saúde, a frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para os homens e de três doações de sangue anuais para as mulheres.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile