Ela forma uma boa dupla com o pãozinho, seja ele francês, de forma, brioche ou mesmo a torrada. A margarina é sem dúvidas um alimento consumido por muitos brasileiros e por isso escolhemos esse ingrediente tão comum nas mesas para desvendarmos alguns mitos e verdades:
Conteúdo
Margarina: 4 mitos e verdades
A margarina é feita de plástico
Mito. A margarina apresenta uma consistência cremosa e essa característica, quando passamos a faca, é tecnicamente chamada de ‘plasticidade’. Por essa razão a confusão com o material plástico, mas são coisas totalmente diferentes.
Margarina tem menos gorduras saturadas que a manteiga
Verdade. A margarina é feita de óleos vegetais que possuem uma maior quantidade de gorduras insaturadas, as gorduras boas. A Organização Mundial da Saúde recomenda que esse tipo de gordura seja mais consumido do que as gorduras saturadas, presentes em grandes quantidades na manteiga.
Toda margarina tem gordura trans
Mito. O processo de fabricação da margarina evoluiu muito nos últimos anos. Isso associado aos riscos de saúde relacionados ao consumo de gordura trans resultou em adaptação da maioria das marcas e hoje encontramos margarinas sem gordura trans, por isso é importante buscar no mercado sempre as margarinas de qualidade.
Margarina faz mal para a saúde
Mito. Como já explicamos em alguns conteúdos, não existe alimento que seja “bom” ou “ruim”, o importante é equilibrar a quantidade do que comemos.
Então, aquela ponta de faca que você passa no pão todos os dias, não vai causar mal algum à sua saúde e nem aumentar o risco de doenças se a sua alimentação for equilibrada e incluir todos os grupos de alimentos.
Por isso, não deixe de procurar um nutricionista para sanar suas dúvidas e te ajudar a definir as quantidades seguras que você pode ingerir para ter uma alimentação saudável e prazerosa.