O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. É ele quem regula os nutrientes como carboidratos, proteínas e lipídios, além de armazenar substâncias e lidar com hormônios. Mas quando há um acúmulo de gordura nele, é preciso se atentar para não ocasionar em problemas de saúde.
E uma solução para lidar com a gordura no fígado por meio da alimentação pode estar em uma famosa dieta da moda: a cetogênica. Ao menos é o que mostrou um estudo do periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
Os pesquisadores examinaram os efeitos a curto prazo da dieta cetogênica sobre a gordura hepática, avaliando o conteúdo de triglicerídeos e a rigidez do fígado por meio de uma ressonância magnética.
Mudanças internas
Como resultado, a dieta cetogênica proporcionou uma redução significativa na ingestão de carboidratos pelos participantes da pesquisa, porém a quantidade de lipídeos e proteínas se manteve estável, o que levou a uma redução das calorias totais ingeridas.
O peso corporal reduziu em média 3 kg. Os triglicerídeos de dentro do fígado foram reduzidos, já a rigidez do órgão não foi alterada.
Com isso, os cientistas concluíram que a dieta cetogênica por seis dias pode diminuir acentuadamente o conteúdo de gordura hepática e a resistência hepática à insulina. Porém, mais estudos são necessários para comprovar os efeitos da dieta cetogênica a longo prazo.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.