Estudo teve como objetivos avaliar os efeitos precoces de uma intervenção em grupo baseada no questionário de qualidade de vida HRQoL e bem estar entre mulheres que realizaram cirurgia bariátrica BPGYR durante um ano de acompanhamento após a cirurgia, sendo chamado de WELL-GBP.
O grupo intervenção realizou quatro sessões em grupo abordando os quatro principais problemas após BPGYR relatados no HRQoL, que eram atividade física, hábitos alimentares, relacionamento social e relações íntimas. Estes grupos têm como propósito a prevenção de desordens alimentares e ganho de peso não saudável. As reuniões foram realizadas entre 2-3 meses após a cirurgia uma vez na semana durante quatro semanas com duração de 1:30h cada sessão. O grupo controle não recebeu nenhuma intervenção adicional, somente os cuidados de acompanhamento regulares, que também foram realizados com o grupo intervenção, e que englobou atendimento nutricional, médico e com equipe de enfermagem.
Foram recrutadas 259 mulheres com idade média de 44,7 anos e IMC médio pré cirurgia de 40,8 kg/m². Não foram encontradas diferença entre nenhuma das variáveis avaliadas entre os grupos durante o estudo. Foram identificadas de maneira geral melhoras em todas as variáveis do questionário de qualidade de vida, estima corporal, hábitos alimentares e ajuste social em ambos os grupos quando comparado o momento de início do estudo e um ano de pós operatório. Também houve um discreto aumento na prática de atividade física e um bom aumento dos passos dados diariamente.
Os autores concluíram que não houve efeitos precoces no seguimento de um ano após a intervenção direcionada às mulheres que foram submetidas à cirurgia BPGYR. Todos os benefícios encontrados foram decorrentes da cirurgia, diferindo entre o pré e o pós operatório, e não entre os grupos.
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.