Apesar de existir certa controvérsia no meio científico, o consumo de café é demonstrado em diversos estudos como um hábito saudável e associado à redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis e alguns cânceres, como o de cólon.
Além de características estimulantes, o café apresenta em sua composição moléculas de polifenóis que são compostos orgânicos com ações antioxidante e anti-inflamatória reconhecidas.
No entanto, para exercer tais atividades, os polifenóis precisam estar biodisponíveis, ou seja, em forma acessível para que o nosso organismo seja capaz de utilizá-los. Pensando nisso, um estudo decidiu avaliar as propriedades antioxidantes e antiinflamatórias dos polifenóis presentes no café e as mudanças ocorridas na composição dessas moléculas após a digestão gastrointestinal, além da relação protetiva contra o câncer de cólon.
Estudo
Para realizar essas avaliações, foram selecionadas amostras de grão de café de uma cafeteria localizada no sul da Itália. Esses grãos foram previamente torrados, moídos e filtrados para a obtenção da bebida.
O processo de digestão foi realizado in vitro simulando a digestão desde a boca, estômago e intestino, com um modelo de células cancerígenas de cólon humano.
Resultados
Após as simulações, notou-se que as amostras de café digeridas apresentavam maior teor fenólico, capacidade antioxidante e efeitos antiinflamatórios do que as amostras não digeridas. E quanto à ação sobre as células cancerígenas de cólon, a atividade antioxidante também de destacava mais no café digerido.
As atividades antioxidante e antiinflamatória do café
Com essas informações, os pesquisadores concluíram que a digestão do café realmente apresenta uma atividade antioxidante, antiinflamatória e protetiva contra o câncer de cólon. Mas, ressaltam que é necessária a realização de estudo em indivíduos vivos para que seja possível avaliar tais potenciais dos extratos de café.
Referência
Castaldo L, Toriello M, Sessa R, Izzo L, Lombardi S, Narváez A, Ritieni A, Grosso M. Antioxidant and Anti-Inflammatory Activity of Coffee Brew Evaluated after Simulated Gastrointestinal Digestion. Nutrients. 2021; 13(12):4368. https://doi.org/10.3390/nu13124368
Nutricionista. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN. Especialização em Fitoterapia pela Ganep. Especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora de projetos e inovação do Ganep Educação e Nutritotal