Para o bom atendimento e funcionamento da unidade hospitalar é preciso controlar gastos e estoque de suprimentos. O controle de compras e estoque dos materiais nutricionais também se inclui nessa demanda. E pensando em melhorar a administração desses materiais, um estudo decidiu avaliar três sistemas de gestão e controle de estoque (revisão periódica, revisão contínua e mista).
A pesquisa
As avaliações foram realizadas em um hospital público do sul do Brasil que, durante 22 meses, forneceu dados de registros e entrevistas sobre a aquisição e demanda de dietas enterais, fórmulas infantis, suplementos nutricionais e seus devidos complementos de aplicação, como as seringas e mamadeiras.
Etapas
A pesquisa foi dividida em quatro etapas:
- Seleção da organização de saúde e do setor hospitalar;
- Identificação de tipos de produtos;
- Coleta de dados e preparação;
- Teste de modelos de previsão de demanda;
- Classificação de materiais;
- Determinação do inventário do sistema de gestão.
Tipos de revisão
De acordo com os dados, para as fórmulas infantis, a revisão periódica não mostrou grande redução do estoque (13%). E considerando a revisão contínua, observou-se uma redução de 29%, resultado semelhante para a política de revisão mista.
Os demais itens passariam por revisão periódica, reduzindo o estoque em 22%. A aplicação pura da revisão contínua requer monitoramento em tempo real dos níveis de estoque, o que adiciona complexidade e envolve custos adicionais.
Qual é melhor método de controle de estoque para o serviço de nutrição?
As políticas de estoque padronizam as quantidades de pedidos e pontos de reabastecimento, permitindo uma compra mais eficaz, evitando a variabilidade. Todas as políticas propostas indicaram uma redução de estoque relevante, economia entre 62% e 68% em relação aos números reais.
Como a diferença entre as políticas de revisão de inventário era baixa, a política de revisão periódica foi sugerida devido à sua facilidade de gerenciamento. Esta política de inventário, embora tenha maior estoque de segurança, compensa na economia geral. Ela pode economizar US $ 2.300,00 por mês e fornecer aos gerentes as formas mais eficazes de planejar a reposição de itens.
Referência
Alemsan N, Tortorella GL, Vergara AFMC, Rodriguez CMT, Staudacher AP. Implementing a material planning and control method for special nutrition in a Brazilian public hospital. Int J Health Plann Manage. 2021 Sep 12. doi: 10.1002/hpm.3329. Epub ahead of print. PMID: 34514636.
Nutricionista. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN. Especialização em Fitoterapia pela Ganep. Especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora de projetos e inovação do Ganep Educação e Nutritotal