fbpx


Terapia nutricional adequada reduz mortalidade em pacientes hospitalizados

Postado em 1 de julho de 2021 | Autor: Marcella Gava | Tempo de leitura: 2 min.

Pesquisadores avaliaram os desfechos de 69.934 pacientes internados e com desnutrição


A desnutrição é um estado de ingestão insuficiente de nutrientes que alteram a composição corporal, a qual se trata de um fator de risco associado a diversos desfechos em pacientes hospitalizados. O estudo objetivou investigar se há associação entre terapia nutricional com a mortalidade hospitalar na prática clínica rotineira.
Foram incluídos adultos hospitalizados com desnutrição e não críticos. Eles foram classificados em desnutrição severa, desnutrição moderada e desnutrição inespecífica. Foram coletados dados clínicos, antropométricos, nutricionais e analisado mortalidade geral e readmissão em 30 dias.
Fizeram parte do estudo 69.934 pacientes internados e com desnutrição, apresentando idade média de 73,8 anos e com diagnósticos mais frequentes de hipertensão arterial, câncer, insuficiência renal crônica e a maioria possuía multicomorbidades. Dos 6.636 pacientes que receberam terapia nutricional, 8,6% foram a óbito, enquanto dos 3.239 que não receberam terapia nutricional 8,8% foram a óbito, o que demonstrou uma associação significativa da terapia nutricional com a redução de mortalidade (p<0,001). Entre os pacientes pareados, 2.525 de 34.967 pacientes recebendo terapia nutricional morreram, para uma taxa de mortalidade de 7,2%, em comparação com 3.072 de 34.967 pacientes que morreram no grupo de controle pareado, para uma taxa de mortalidade de 8,8% (P <0,001). A curva de sobrevida de Kaplan-Meier mostrou menor incidência cumulativa de óbitos hospitalares em 30 dias para o grupo que recebeu terapia nutricional, com HR ajustado de 0,79. Os autores encontraram uma menor taxa de readmissão em 30 dias para pacientes que receberam terapia nutricional (p<0,001) em comparação aos que não receberam terapia nutricional.
Dessa maneira os autores concluíram que em pacientes desnutridos hospitalizados, a prescrição de terapia nutricional de rotina foi associada a uma redução da mortalidade hospitalar.

Referência
Kaegi-Braun N. et al. Evaluation of Nutritional Support and In-Hospital Mortality in Patients With Malnutrition. JAMA Netw Open. 2021 Jan; 4(1): e2033433.

Leia também



Assine nossa newsletter: