Nos distúrbios digestivos é comum que os pacientes utilizem plantas, principalmente na forma de chás, para cessar sintomas como vômitos e diarreia. Mas, sem o conhecimento das contraindicações e doses seguras, o uso indiscriminado das plantas medicinais pode piorar o estado de saúde do seu paciente.
Frente a relatos de sintomas característicos de distúrbios digestivos, você sabia que como nutricionista, pode oferecer esse mesmo cuidado, porém com mais segurança? Desde Janeiro de 2021, o Conselho Federal de Nutricionistas regulamenta a prática da fitoterapia por todos os nutricionistas que desejam prescrever plantas medicinais por infusão, decocção ou maceração em água, via oral e enteral, para os seus pacientes.
Essa resolução também abre um novo caminho para os nutricionistas que possuem certificado de pós-graduação lato sensu ou título de especialidade na área para a prescrição de fitoterápicos em formas farmacêuticas que, geralmente, são mais bem aceitas.
Nesse conteúdo do Ganep Educação, a nutricionista Sula de Camargo traz os detalhes da resolução, destacando também os fármacos que podem ser prescritos pelo nutricionista:
Baixe o e-book gratuito que o Ganep Educação preparou para você conhecer e oferecer aos seus pacientes plantas seguras para o tratamento dos distúrbios digestivos
Quer se especializar em fitoterapia e poder prescrever medicamentos fitoterápicos aos seus pacientes? Conheça o curso de pós-graduação Fitoterapia aplicada à Nutrição Clínica