A obesidade infantil tem um grande impacto na qualidade de vida, saúde física e psicológica das crianças, assim a prevenção desde a primeira infância é fundamental e deve ser incentivada. Medidas de prevenção à obesidade infantil devem incluir:
– Incentivo a alimentação saudável, através de programas de educação alimentar que oriente escolha de alimentos mais saudáveis
– Incentivo ao preparo das refeições em família
– Incentivo a prática de atividade física. Recomendação: 12 a 60 minutos de exercício por dia
– Recomenda-se redução do tempo de exposição a tecnologias, como videogame e celular
Diretrizes destacam, ainda, o papel da família e o ambiente em que essa criança se encontra, pois para mudança ser efetiva na saúde da criança também tem que ter incentivo dos pais e familiares nas modificações de padrões, principalmente alimentares.
Para a obesidade, o melhor caminho é o da prevenção, porém, quando necessário, o tratamento deve focar na prevenção de possíveis complicações de saúde como doenças cardiovasculares e diabetes mellitus, tendo o acompanhamento nutricional dessa criança o principal meio de se obter respostas positivas e efetivas na melhora no quadro de obesidade.
O acompanhamento nutricional deve incluir a avaliação de medidas antropométricas, a proposta da reeducação alimentar, incluindo menus interativos e diversificados e o controle do peso.
Apesar de a intervenção nutricional ser de extrema importância, vale considerar o suporte médico e psicológico, com o uso de entrevistas motivacionais, e intervenções multidisciplinares, com oferta de medicamentos e internações em clinicas especializadas.