Ícone do site Nutritotal PRO

Obesidade infantil, uma só consulta dietética é eficaz no tratamento?

Prevenção e tratamento na obesidade infantil

Prevenção e tratamento na obesidade infantilA obesidade segue sendo um problema de saúde pública que afeta ao mundo todo, sendo que nos últimos anos essa doença crônica vem ganhando força especialmente em crianças e adolescentes. Segundo dados divulgados em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025 a população de crianças e adolescentes obesos pode ultrapassar os 75 milhões no mundo todo, já aqui no Brasil, de acordo com o IBGE, no último ano, mais de 16% das crianças estão com sobrepeso, sendo que entre 9 a 5% dessas crianças tem obesidade ou obesidade grave.

A obesidade infantil tem um grande impacto na qualidade de vida, saúde física e psicológica das crianças, assim a prevenção desde a primeira infância é fundamental e deve ser incentivada. Medidas de prevenção à obesidade infantil devem incluir:

– Incentivo a alimentação saudável, através de programas de educação alimentar que oriente escolha de alimentos mais saudáveis

– Incentivo ao preparo das refeições em família

– Incentivo a prática de atividade física. Recomendação: 12 a 60 minutos de exercício por dia

– Recomenda-se redução do tempo de exposição a tecnologias, como videogame e celular

Diretrizes destacam, ainda, o papel da família e o ambiente em que essa criança se encontra, pois para mudança ser efetiva na saúde da criança também tem que ter incentivo dos pais e familiares nas modificações de padrões, principalmente alimentares.

Para a obesidade, o melhor caminho é o da prevenção, porém, quando necessário, o tratamento deve focar na prevenção de possíveis complicações de saúde como doenças cardiovasculares e diabetes mellitus, tendo o acompanhamento nutricional dessa criança o principal meio de se obter respostas positivas e efetivas na melhora no quadro de obesidade.

O acompanhamento nutricional deve incluir a avaliação de medidas antropométricas, a proposta da reeducação alimentar, incluindo menus interativos e diversificados e o controle do peso.

Apesar de a intervenção nutricional ser de extrema importância, vale considerar o suporte médico e psicológico, com o uso de entrevistas motivacionais, e intervenções multidisciplinares, com oferta de medicamentos e internações em clinicas especializadas.

Sair da versão mobile