Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, uma a cada dez pessoas do mundo tem diabetes, totalizando 537 milhões de pessoas. Esse já parece um número bastante alto, mas em algumas regiões, o diabetes chega a atingir uma em cada cinco pessoas e, se nada for feito com relação à prevenção, a estimativa é de que, em 2040, serão 783 milhões de pessoas com diabetes ao redor do mundo.
Quando falamos de diabetes tipo 2, sabemos que o estilo de vida, ou seja, o tipo de alimentação e a prática de atividade física, tem um impacto grande na prevenção e tratamento da doença. Ao mesmo tempo, por se tratar de uma doença crônica, é comum que tenhamos dificuldade para sensibilizar o paciente com diabetes a seguir, a longo prazo, nossas recomendações.
Tradicionalmente, as principais recomendações nutricionais para o paciente com diabetes incluem dietas bastante restritivas, divulgadas como única solução nesse caso. Mas sabemos que dá para ter certa flexibilidade quando o trabalho de educação nutricional é bem feito.
Já trouxemos a vocês dados de um estudo que justifica a importância de uma dieta personalizada para pessoas com diabetes, mas ter exemplos dessa aplicação na prática é fundamental.
Pensando nisso, convidamos a nutricionista Maria Claudia Machado, da Sodexo On-Site, para um bate-papo focado na prática nutricional.
A Cláudia tem bastante experiência na Nutrição Clínica, principalmente no hospital, e pôde compartilhar conosco vários exemplos de como oferecer orientações personalizadas para os pacientes também nesse ambiente.
– Ela nos contou como é, tradicionalmente, feita a orientação nutricional para os pacientes com diabetes e como a dieta personalizada pode melhorar a adesão e otimizar resultados, sem tantas restrições;
– Deu um belo exemplo de como a orientação nutricional durante uma internação reverteu a indicação de uma cirurgia bariátrica – caso de um paciente que mudou completamente o estilo de vida, emagreceu, melhorou a saúde e não precisou passar pelo procedimento;
– A nutricionista também compartilhou conosco os desafios de personalizar dietas no ambiente hospitalar, mesmo atendendo vários pacientes por dia;
– E como a atuação do nutricionista, com uma abordagem humanizada, pode fazer toda diferença na vida dos pacientes.
Uma conversa inspiradora, que mostra, através de exemplos da atuação dos nutricionistas da Sodexo On-site, que atitudes simples no dia a dia da prática clínica garantem o sucesso da terapia nutricional.
Veja outros conteúdos do Nutritotal PRO, em parceria com a Sodexo On-site, líder Mundial em Serviços de Qualidade de Vida.
Manual prático de consistência das dietas hospitalares
Discussão de caso clínico: Terapia Nutricional em Oncologia
Ingestão de fibras e estilo de vida: qual a relação com náuseas e vômitos na gestação?
Patrocinado: