O Nutritotal PRO apresenta a vocês uma importante discussão sobre a aplicação de terapia nutricional em oncologia, através do estudo de caso de um paciente acompanhado pela Nutricionista Isis Oliveira, da Sodexo On-site.
Este é um paciente idoso, diagnosticado com neoplasia maligna de próstata, que evoluiu com delírio após duas cirurgias e precisou de acompanhamento especializado em terapia nutricional.
Também participa da discussão a nutricionista Natália Magalhães, tutora do Ganep Educação, que nos apresenta dados importantes sobre a incidência de câncer no Brasil, destacando a doença pode evoluir com uma crise catabólica, resultando em perda de peso, músculo e função, componentes que pioram o prognóstico do paciente.
Além das necessidades nutricionais relacionadas ao tratamento de câncer, Natália ressalta que é importante também considerar recomendações para idosos com alterações neurológicas, como o delírio.
A combinação de câncer, delírio e risco nutricional fizeram a equipe multidisciplinar do hospital e da Sodexo realizar a indicação de terapia de nutrição enteral.
A escolha da via de acesso para nutrição enteral envolve recomendação das sociedades médicas e também alguns critérios como tempo de permanência com a sonda, pontos discutidos neste vídeo.
A partir da escolha da via de acesso, a Nutricionista Isis considerou a avaliação nutricional do paciente para determinar a meta calórica e proteica para este paciente. Tal etapa precisa estar alinhada com as recomendações das principais diretrizes para tratamento de câncer, bem como aos fatores listados abaixo fundamentais para o sucesso da terapia nutricional em oncologia:
- Tipo de câncer e estadiamento da doença
- Sintomas associados à doença e ao tratamento
- Estado nutricional do paciente
- Tratamento proposto: quimioterapia, radioterapia ou intervenção cirúrgica.
Tais fatores também foram discutidos pela equipe de nutricionistas clínicas da Sodexo On-site, que trabalham para otimizar a recuperação dos pacientes.
Nesta discussão de caso clínico, também é abordada a indicação de probióticos, critérios de seleção da fórmula enteral a ser utilizada além da apresentação de toda evolução do paciente.
Veja também: Manual prático de consistência das dietas hospitalares
Parceria:
Leia também
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.